Os 30 anos da queda do Muro de Berlim: os novos muros da Europa

Artigo ACEGIS

Há 30 anos, caía o Muro de Berlim

A queda do Muro de Berlim, no dia 9 de novembro de 1989, ficou como símbolo da divisão europeia e de uma Guerra Fria à escala mundial.

Se um muro cai, outros são erguidos. Hoje combatemos novos muros na Europa. Os muros da discriminação, da intolerância e dos discursos de ódio.

29 anos-Muro de Berlim-ACEGIS

Os novos muros da Europa

Há 30 anos, caía o Muro de Berlim. Este foi um marco histórico no início da reunificação da Alemanha de leste e o bloco ocidental. Neste dia, milhares de pessoas saíram à rua para destruir uma barreira que as separou durante 28 anos. Devemos, por isso, fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para evitar que os muros da intolerância, da violência e dos discursos de ódio sejam novamente erguidos. 

Muros de incitação ao ódio e à violência que motiva a discriminação e o preconceito contra grupos minoritários e mais vulneráveis, em particular as minorias étnicas, comunidades de imigrantes e mais recentemente os refugiados. Mais do que muros, são agressões que constituem um retrocesso na afirmação dos direitos humanos.

A Europa dos muros, das vedações, das fronteiras fechadas não é uma imagem do passado. É a Europa do presente.

A derrota do radicalismo, do fundamentalismo e da intolerância apenas será possível mediante a união e o diálogo entre todas as partes para defender os valores universais que promovam a paz, a solidariedade e o respeito pela dignidade humana entre as gerações e os povos.

Esta é a questão central que a Europa deverá assumir, consciente que os valores da tolerância, da diversidade e da igualdade são fundamentais. Rejeitando os discursos de ódio, da xenofobia e do preconceito, defendendo o direito universal, de viver em igualdade e sem discriminação.

A construção de uma sociedade onde a tolerância é respeitada, a união se faz pela diversidade e a paz é construída, só é possível se garantirmos a universalidade dos direitos humanos.

Susana Pereira

Fundadora da ACEGIS

Se um muro cai, outros são erguidos. Hoje combatemos novos muros na Europa. Os muros da discriminação, da intolerância e dos discursos de ódio.

Ainda não recebe a nossa newsletter?

Receba as nossa notícias e artigos no seu e-mail. Fique a par das nossas novidades.

Junte-se a 15.964 outros subscritores

%d bloggers like this: