Envelhecimento: uma em cada cinco pessoas terá mais de 60 anos em 2050

1 de outubro, Dia Internacional da Pessoa Idosa

A população mundial está a envelhecer a ritmo acelerado. De acordo com os dados do World Population Prospects:a Revisão de 2019 das Nações Unidas, até 2050, uma em cada cinco pessoas no mundo terá mais de 60 anos. 

Em 2050, uma em cada quatro pessoas que vivem na Europa e na América do Norte poderá ter 65 anos ou mais. Em 2018, e pela primeira vez na história, as pessoas com 65 anos ou mais ultrapassavam as crianças com menos de cinco anos de idade no mundo. Prevê-se que o número de pessoas com mais de 80 anos deverá triplicar de 143 milhões em 2019 para 426 milhões em 2050.

O envelhecimento da população é um dos maiores desafios das sociedades atuais, que exige uma transformação das políticas e estratégias que promovam o envelhecimento ativo, digno e saudável permitindo que as pessoas idosas tenham acesso a serviços de apoio especializados, que se traduzam em qualidade de vida. 

É urgente uma melhor compreensão do envelhecimento e na forma de prestar serviços e cuidados de saúde às populações envelhecidas, reconhecendo que o desenvolvimento só será possível  através da participação e inclusão plena das pessoas de todas as idades.

 

RECURSOS:

Ainda não recebe a nossa newsletter?

Receba as nossa notícias e artigos no seu e-mail. Fique a par das nossas novidades.

Junte-se a 15.964 outros subscritores

%d bloggers like this: