Governo lança campanha pela eliminação da violência contra as mulheres

A violência doméstica é crime público.

Denunciá-la é uma responsabilidade coletiva, sendo possível fazê-lo através do número 800 202 148.

É lançada esta sexta-feira, dia 13 de setembro, uma nova campanha de prevenção e combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica. 
 
Com o mote #DitadosImpopulares, a campanha promovida pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, desconstrói ditados populares, com o intuito de enfatizar a necessidade de envolvimento de todas as pessoas nesta luta e realçar que a violência não é assunto privado. Visa ainda informar sobre os serviços da rede nacional de apoio às vítimas de violência doméstica. Esta rede é disponibiliza atualmente 166 estruturas de atendimento, 26 locais de acolhimento de emergência e 40 casas de abrigo, e cobre mais de 70% do país, envolve 218 municípios e, em 2018, assegurou uma média de 40 atendimentos por dia.
 
A campanha apela a que todas as pessoas, não só as vítimas, denunciem situações de violência doméstica às autoridades e peçam apoio junto da rede nacional.
Segundo Rosa Monteiro, «queremos que as vítimas se sintam confiantes para pedirem ajuda e que as pessoas, que têm conhecimento de situações de violência, se sintam interpeladas e não hesitem em denunciar. A denúncia, a procura de apoios e de informação são passos decisivos para encerrar um processo de mudança e de superação, rompendo com ciclos de dúvida, medo e de sofrimento».
 
A partir desta sexta-feira, através de uma rede de parcerias com a RTP, SIC, TVI e Cofina Media, a mensagem será difundida a nível nacional. 

Ainda não recebe a nossa newsletter?

Receba as nossa notícias e artigos no seu e-mail. Fique a par das nossas novidades.

Junte-se a 15.707 outros subscritores

%d bloggers like this: