Envelhecimento na comunidade | Fundação Calouste Gulbenkian

Apoio a instituições que desenvolvem projetos focados no combate ao isolamento das pessoas mais velhas

Estão abertas, até 27 de setembro, as candidaturas ao apoio a instituições que desenvolvam projetos focados no combate ao isolamento das pessoas mais velhas.

O concurso visa identificar projetos que incorporem ações preventivas e/ou remediativas, capazes de resolver os problemas que se levantam no que respeita à manutenção das pessoas nas suas casas e na comunidade à medida que envelhecem (OMS, 2015), e reforçar os recursos técnicos e financeiros de entidades que já têm projetos neste âmbito e que evidenciem a possibilidade de poderem ser considerados cases studies neste domínio.

A Fundação Calouste Gulbenkian promoverá neste concurso uma cultura de exigência e rigor, em primeira linha, no que toca ao seu acompanhamento de proximidade aos projetos e, em segundo lugar, no que se refere a uma efetiva validação da implementação dos projetos, tanto ao nível do cumprimento dos objetivos delineados para a intervenção como ao nível da execução financeira dos projetos.

 

Entidades Beneficiárias

  • Poderão candidatar-se a este concurso pessoas coletivas públicas ou privadas sem fins lucrativos, que tenham experiência no desenvolvimento de projetos de intervenção neste domínio;
  • As entidades beneficiárias, responsáveis pela execução do projeto, devem estar sediadas em território nacional, legalmente constituídas e registadas, e com a situação regularizada junto da segurança social e da autoridade tributária;
  • As entidades beneficiárias poderão trabalhar em rede e em complementaridade com outras instituições, e indicar em sede de candidatura quem é o responsável pela execução do projeto e identificar as entidades parceiras.

Apoio Financeiro

O apoio financeiro poderá cobrir 80% do total de despesas inerentes à execução do projeto, até ao limite de €40.000,00 (quarenta mil euros) para projetos com 24 meses de duração, e de €60.000 euros (sessenta mil euros) para projetos com 36 meses de execução. Caberá à entidade promotora e entidades parceiras assegurar os restantes 20% das despesas do projeto, que deverão ser identificadas em sede de candidatura.

 

Apresentação e prazo de candidaturas

As candidaturas a este concurso devem ser apresentadas em formulário próprio disponível no website da Fundação Calouste Gulbenkian (Gulbenkian.pt) fazendo-se acompanhar obrigatoriamente pelos seguintes documentos:

a. Breve memória descritiva que explicite o funcionamento do projeto até ao momento da candidatura: objetivos, público-alvo, atividades implementadas, número de beneficiários, impactos, análise swot;

b. Memória descritiva que explicite o propósito da candidatura: objetivo, público-alvo, metodologias/atividades previstas e sua calendarização, orçamento discriminado por tipologia de despesa, impacto e resultados esperados (indicadores), formas de avaliação, modalidades de divulgação dos projetos implementados (redes sociais/digitais e outras);

c. Deverá ficar explicitado o que se pretende acrescentar relativamente ao que já se faz, por exemplo, introdução de modalidades inovadoras de intervenção, ampliação do projeto já existente para novos públicos-alvo, consolidação das estratégias de intervenção através da formação/reforço de competências, disseminação da intervenção a novos contextos;

d. Código de acesso à certidão permanente e estatutos da entidade beneficiária. 

O formulário de candidatura deve ser preenchido e submetido eletronicamente. Todos os documentos referidos, fundamentais para a análise da candidatura, deverão ser remetidos como Anexos ao Formulário de Candidatura, através do upload dos respetivos ficheiros. 

 

O período para a receção de candidaturas devidamente instruídas, de acordo com os números anteriores, decorre de 22 de julho até às 12h00 de 27 de setembro de 2019.

 

Ainda não recebe a nossa newsletter?

Receba as nossa notícias e artigos no seu e-mail. Fique a par das nossas novidades.

Junte-se a 15.930 outros subscritores

%d bloggers like this: