Programa de Formação "LEAP – Policy Development Initiative"

 

Produção e Consumo Sustentáveis | 2019/2020

O LEAP – Policy Development Initiative destina-se a profissionais atualmente a desempenhar funções na Administração Pública, na academia e/ou centros de investigação, e em organizações da sociedade civil, que trabalham em temas relacionados com a Produção e Consumo Sustentável.

Com o objetivo de melhorar a capacidade de diferentes profissionais em Portugal de informar as políticas públicas, a Fundação Calouste Gulbenkian lançou o LEAP – Policy Development Initiative. 

O LEAP promoverá o desenvolvimento profissional de pessoas atualmente em funções na Administração Pública, em instituições académicas ou de investigação, e em organizações da sociedade civil, durante 10 meses a partir de setembro de 2019. 

Candidaturas até 15 de julho de 2019.

 

Cada candidato/a selecionado/a pelo Programa usufruirá de uma bolsa mensal, no montante de €350 (trezentos e cinquenta euros), para compensar o tempo dedicado pelos participantes à sua policy research e as despesas diretamente relacionadas; 4) A bolsa mensal de formação não é acumulável com outras bolsas de formação, nacionais ou internacionais (por ex., bolsa de doutoramento).

Só serão aceites a concurso as candidaturas registadas no formulário próprio disponível em gulbenkian.pt e submetidas online até ao dia 15 de julho de 2019. 

 

Fazem parte integrante da candidatura: o CV; uma carta de motivação; uma declaração de apoio da entidade empregadora para que o/a candidato/a possa dedicar um dia por semana ao LEAP (inclui participação em 4 workshops e 1 conferência, e trabalhar de forma independente em múltiplas versões dos outputs mencionados anteriormente); um policy research outline; e a indicação de 2-3 referências e respetivos contactos.

A seleção dos/as candidatos/as será efetuada pela Comissão de Seleção do Concurso, cuja composição é da responsabilidade da Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Critérios de Seleção:

  1. Um bom domínio da língua inglesa, pois a língua de trabalho do LEAP será o Inglês;
  2. Ter pelo menos o grau de licenciado/a pré-Bolonha ou de mestre pós-Bolonha;
  3. Idealmente com 5 a 20 anos de experiência profissional;
  4. Atualmente a desempenhar funções na Administração Pública, em organizações da sociedade civil (incluindo think-tanks), ou na academia ou centro de investigação, independentemente da nacionalidade e vínculo laboral;
  5. Ter capacidade comprovada para fazer investigação, isto é, conhecimento aprofundado de um tema e as competências para fazer investigação sobre o mesmo. A experiência de investigação inclui – mas não é limitada a – investigação feita no âmbito da obtenção de um grau académico; 
  6. Ter um interesse claro em políticas públicas, preferencialmente tendo tido exposição a trabalho de políticas públicas; 
  7. Ter uma muito boa compreensão e experiência prévia na sua organização a trabalhar em tema(s) relacionado(s) com Produção e Consumo Sustentáveis;
  8. Ter demonstrado previamente espírito de iniciativa no seu trabalho;
  9. Ser colaborativo/a e ter a capacidade de ouvir os outros, de trabalhar para o consenso e ser persistente quando enfrenta adversidades.

Esta edição terá duas fases de seleção: na fase de pré-seleção, 20-22 candidatos/as serão selecionados/as para participarem no primeiro workshop e para desenvolverem propostas de investigação competitivas baseadas nos seus research outlines iniciais. 

Na fase de seleção final, 12-15 participantes serão convidados/as a desenvolver a sua investigação e a continuarem o seu envolvimento no LEAP. 

Candidaturas de 17 de junho a 15 de julho de 2019 (17:00, hora de Lisboa)

 

Todos/as os/as candidatos/as serão informados/as do resultado da candidatura até 31 de julho. Para qualquer questão, contacte leap@gulbenkian.pt .

 

Recomendamos

Ainda não recebe a nossa newsletter?

Receba as nossa notícias e artigos no seu e-mail. Fique a par das nossas novidades.

Junte-se a 15.976 outros subscritores

%d bloggers like this: