18 de julho

Dia Internacional Nelson Mandela

O legado de Nelson Mandela

Em reconhecimento da contribuição de Mandela para a cultura da paz e da liberdade, a Assembleia Geral da ONU declarou, em dezembro de 2009, o dia 18 de julho como “Dia Internacional Nelson Mandela”.

Nelson Mandela

«Ninguém nasce a odiar outra pessoa devido à cor da sua pele, ao seu passado ou religião. As pessoas aprendem a odiar, e, se o podem fazer, também podem ser ensinadas a amar, porque o amor é mais natural no coração humano do que o seu oposto».

O exemplo e o legado de Nelson Mandela na defesa dos direitos humanos, da igualdade racial e da liberdade, continuam a ser hoje da maior relevância para a cultura da paz e da reconciliação, face aos desafios globais dos discursos de ódio e da intolerância.

Nelson Mandela é um símbolo maior da luta contra o regime repressivo do apartheid na África do Sul, mas também na construção de pontes para a paz e reconciliação a nível mundial. A sua firmeza na defesa da dignidade humana, da tolerância, da justiça e da paz servem de inspiração a todos/as os que lutam pela democracia e pelos direitos humanos.

O princípio de que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos é o fundamento para a inclusão e para uma paz duradoura no mundo. Comprometemo-nos a redobrar os nossos esforços na construção de sociedades mais justas, pacíficas, inclusivas e não discriminatórias, colocando os direitos humanos no centro das nossas ações. Reafirmando que todas as formas de violência, discriminação, perseguição e intolerância são agressões colectivas contra os direitos humanos e um ataque aos alicerces das nossas democracias. É em nome desses valores que hoje celebramos Nelson Mandela. 

por, Susana Pereira
Fundadora da ACEGIS

Programas e Financiamentos

Selo da Diversidade: Candidaturas até 30 de agosto

2.ª Edição Selo da Diversidade Selo da Diversidade: Candidaturas até 30 de agosto Estão abertas as candidaturas à segunda edição do Selo da Diversidade, até ao dia 30 de agosto. O Selo da Diversidade é uma distinção de prestígio enquadrada na Carta Portuguesa da Diversidade, que visa distinguir as organizações

Leia mais

Envelhecimento na comunidade | Fundação Calouste Gulbenkian

Envelhecimento na comunidade | Fundação Calouste Gulbenkian Datas de candidatura De 22 Julho a 27 Setembro 2019 Candidaturas - Login Regulamento Download.pdf Mais informações, aqui. Apoio a instituições que desenvolvem projetos focados no combate ao isolamento das pessoas mais velhas Estão abertas, até 27 de setembro, as candidaturas ao apoio

Leia mais

Programa de Bolsas ROMA Educa

Programa de Bolsas ROMA Educa | Candidaturas até 30 de setembro Programa ROMA Educa O Alto Comissariado para as Migrações (ACM), através do Programa Escolhas, lança o programa ROMA Educa, que visa atribuir 100 bolsas de estudo para o apoio à frequência e permanência no ensino secundário para estudantes provenientes das

Leia mais

Ainda não recebe a nossa newsletter?

Receba as nossa notícias e artigos no seu e-mail. Fique a par das nossas novidades.

Junte-se a 15.656 outros subscritores

%d bloggers like this: