Dia Mundial do Ambiente: combater as alterações climáticas

O combate às alterações climáticas é fundamental para a manutenção dos recursos naturais e sua disponibilidade para as gerações futuras.

Ambiente

Dia Mundial do Ambiente: combater as alterações climáticas e os seus impactos

O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos a 5 de junho. É um evento anual que tem como objetivo alertar as populações e os governos para a necessidade de proteção e preservação do ambiente.

A mudança do clima é um evento transnacional, cujos impactos são sentidas nas economias nacionais e afeta a vida de milhões de  pessoas em todo o mundo, principalmente aquelas se encontram em situação de maior vulnerabilidade.

 

O combate às alterações climáticas é fundamental para a manutenção dos recursos naturais e sua disponibilidade para as gerações futuras.

METAS GLOBAIS | OBJETIVO 13

 

• Reforçar a resiliência e a capacidade de adaptação a riscos relacionados com o clima e as catástrofes naturais em todos os países;

• Integrar medidas relacionadas com alterações climáticas nas políticas, estratégias e planeamentos nacionais;

• Melhorar a educação, aumentar a consciencialização e a capacidade humana e institucional sobre medidas de mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce no que respeita às alterações climáticas;

• Implementar o compromisso assumido pelos países desenvolvidos na Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas [UNFCCC, em inglês] de mobilizarem, em conjunto, 100 mil milhões de dólares por ano, a partir de 2020, a partir de variadas fontes, de forma a responder às necessidades dos países em desenvolvimento, no contexto das ações significativas de mitigação e implementação transparente; e operacionalizar o Fundo Verde para o Clima por meio da sua capitalização o mais cedo possível;

• Promover mecanismos para a criação de capacidades para o planeamento e gestão eficaz no que respeita às alterações climáticas, nos países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento, e que tenham um especial enfoque nas mulheres, jovens, comunidades locais e marginalizadas;

• Reconhecer que a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas é o principal fórum internacional, intergovernamental para negociar a resposta global às alterações climáticas.

Associação ACEGIS

A Associação ACEGIS reconhece-se enquanto entidade de referência nas áreas estratégicas da cidadania, inclusão, igualdade de género, empreendedorismo e inovação social.

Deixe-nos o seu comentário ou sugestão

%d bloggers like this: