Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão, 4 de junho

Milhares de crianças vítimas de tráfico humano, servidão, trabalho infantil, casamento forçado, exploração sexual, crimes de guerra.

Proteger as crianças significa, em primeiro lugar, defender o respeito pelos direitos humanos e direitos da criança consagrados pelo direito internacional através da Declaração Universal dos Direitos Humanos e da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança.

Crianças Inocentes Vítimas de Agressão

Milhares de crianças vítimas de tráfico humano, servidão, trabalho infantil, casamento forçado, exploração sexual e crimes de guerra.

 As crianças, que são mais afetadas pelas consequências da guerra, como o recrutamento e uso de crianças em guerra, violência sexual, raptos e ataques a escolas e hospitais e a negação de ajuda humanitária.

O objetivo do dia é reconhecer a dor sofrida pelas crianças em todo o mundo, vítimas de abuso físico, mental e emocional.

Neste dia, a ONU afirma o compromisso de proteger os direitos das crianças e a afirmação dos princípios da Convenção sobre os Direitos da Criança,  o tratado internacional de direitos humanos mais rápido e amplamente ratificado da nossa história.

Factos e Números

Crianças vítimas de escravatura moderna - 10 milhões

Uma em cada quatro vítimas de escravatura moderna são crianças. As crianças representam 37% das vítimas de casamentos forçados, 21,3% de exploração sexual forçada e 19% do trabalho forçado.

Trabalho Infantil – 152 milhões de crianças

O trabalho infantil, por seu lado, envolve 152 milhões de crianças – 64 milhões de meninas e 88 milhões de meninos. Ou seja, uma em cada dez crianças de todo o mundo. Muitas delas estão envolvidas em trabalhos perigosos pondo em risco a sua saúde, segurança e desenvolvimento moral. Um grande número das crianças submetidas a trabalho infantil encontra-se fora do sistema educativo.

Casamento Forçado - 15,4 milhões de vitimas

Mais de um terço dos 15,4 milhões de vítimas de casamentos forçados tinha menos de 18 anos aquando do casamento, a maioria são mulheres e meninas (84%). Quase de metade das vítimas tinha menos de 15 anos no momento do casamento (44%).

Associação ACEGIS

A Associação ACEGIS reconhece-se enquanto entidade de referência nas áreas estratégicas da cidadania, inclusão, igualdade de género, empreendedorismo e inovação social.

Recomendamos!

Dia Mundial da Criança – Conheces os teus direitos?

Tens o direito de conhecer os teus direitos! Aprende e joga com o Jogo Educativo – Cidadania 4 KIDS! São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e mais, muito mais!

17 de maio – Dia Internacional Contra a Homofobia, Lesbofobia e a Transfobia

A homossexualidade ainda é crime em 72 países, e em oito continua a ser punida com a pena de morte. Compete aos Estados combater o preconceito e proteger vidas humanas, independentemente da orientação sexual ou identidade de género.

Pobreza Infantil: 25 milhões de crianças em risco de pobreza e exclusão social na Europa

Atualmente, quase 25 milhões de crianças na União Europeia vivem em agregados familiares com baixos rendimentos, em que as condições de vida são inaceitáveis e a fome é frequente.

Jogo Educativo - Cidadania 4 KIDS!

O Jogo Educativo – Cidadania 4Kids é um jogo educativo que foi pensado em desenvolver de uma forma lúdica competências e conhecimentos tendo como referência os valores da cidadania, da igualdade, da liberdade, dos direitos humanos, da tolerância e da paz.

São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e mais, muito mais!

 

 

 

Uma forma divertida de aprender Cidadania, Ambiente, Direitos Humanos e os Direitos da Criança.

Jogo produzido e desenvolvido pela Associação ACEGIS, sem qualquer apoio empresarial ou financiamento. Apenas a nossa vontade de mudar o mundo!

Ao COMPRAR está a APOIAR a Associação ACEGIS. 100% Português. 100% Solidário

Deixe-nos o seu comentário ou sugestão

%d bloggers like this: