UNICEF resgata 900 crianças-soldado na Nigéria

As crianças são resgatadas de um grupo armado no nordeste do país, ao abrigo de um compromisso por este assumido em 2017.

Quase 900 crianças, das quais 106 raparigas, foram hoje resgatadas a um grupo armado do Nordeste da Nigéria e vão agora ser alvo de programas de reintegração, anunciou a UNICEF.

A UNICEF estima que mais de 3,5 mil crianças foram recrutadas e usados no conflito no nordeste do país entre 2013 e 2017, com o objetivo de serem usadas por grupos armados não-estatais.

 

As crianças, 894 no total, foram libertadas das fileiras da Civilian Joint Task Force em Maiduguri, no nordeste da Nigéria, na sequência de um acordo assinado em 2017, em que o grupo se comprometeu a adotar medidas para acabar com o recrutamento de crianças-soldados.

Com a libertação de hoje, sobe para 1727 o número de crianças e jovens resgatados desde 2017, sublinha a UNICEF, em comunicado hoje divulgado.

“Qualquer compromisso para a libertação das crianças é um passo na direção certa para a proteção dos direitos das crianças e deve ser reconhecido e encorajado”, afirmou Mohamed Fall, Representante da UNICEF na Nigéria.

De acordo com a UNICEF  as crianças e jovens hoje libertados vão ser alvo de programas de reintegração para regressar à vida civil. Um apoio imprescindível, explica a organização, “dado que a maioria não tem competências escolares ou profissionais”.

A Unicef refere que o atual conflito armado no Nordeste da Nigéria levou ao recrutamento, entre 2013 e 2017, de mais de 3.500 crianças, com o objetivo de serem usadas por grupos armados não-estatais.

“Outras foram raptadas, mutiladas, violadas e mortas”, acrescenta a organização

Nos anos de 2017 e 2018, cerca de 9800 pessoas, anteriormente associadas a grupos armados, bem como crianças vulneráveis, estiveram em programas de reintegração organizados pelas Nações Unidas.

Associação ACEGIS

A Associação ACEGIS reconhece-se enquanto entidade de referência nas áreas estratégicas da cidadania, inclusão, igualdade de género, empreendedorismo e inovação social.

Recomendamos!

Crianças Rohingya: infância roubada e o futuro comprometido

Desde o início da crise em agosto de 2017, mais de 500 mil crianças refugiadas Rohingya fugiram da violência no Myanmar com destino ao Bangladesh. Ao todo, mais de 706 mil pessoas vivem agora em campos de refugiados em Cox Bazar.

Migrantes, requerentes de asilo detidos na Hungria ‘privados de comida’

A Hungria está deliberadamente a privar de comida o migrantes requentes de asilo, violando o direito internacional, acusou o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos.

ONU elege Arábia Saudita para Comissão dos Direitos das Mulheres

A pergunta que se impõe: Pode o regime mais misógino do mundo, onde impera a discriminação e sistemática violação dos direitos da mulher, se sentar na Comissão para os Direitos das Mulheres da ONU?

Amnistia Internacional alerta ONU para problemas de habitação, racismo e violência de género em Portugal

A Amnistia Internacional alerta as Nações Unidas para os problemas em Portugal no acesso à habitação, no uso excessivo da força pelas polícias, más condições nas prisões, casos de racismo e de violência de género.

Iémen. Alimentos que dariam para alimentar 3,7 milhões de pessoas correm o “risco de apodrecer”

As Reservas do Programa Alimentar Mundial podem alimentar 3,7 milhões de pessoas durante um mês, mas estão inacessíveis há cinco meses e correm o "risco de apodrecer”.

Relatório do Alto-Comissariado da ONU revela que 68,5 milhões de pessoas foram obrigadas a fugir

Nunca houve tanta gente a cruzar fronteiras à procura de refúgio e proteção. O número de pessoas que foram forçadas a abandonar as suas casas devido à guerra, violência ou perseguição atingiu um valor recorde com 68,5 milhões de pessoas deslocadas à força em todo o mundo.

Uma forma divertida de aprender Cidadania, Ambiente, Direitos Humanos e os Direitos da Criança.

O Cidadania 4Kids é o primeiro Jogo Educativo que ensina às crianças os valores da cidadania, da igualdade, dos direitos humanos e a educar por um ambiente mais sustentável e ecológico.

São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e mais, muito mais!

 

Jogo Educativo - Cidadania 4 KIDS!

Ao COMPRAR está a APOIAR a Associação ACEGIS. 100% Português. 100% Solidário

Deixe-nos o seu comentário ou sugestão

%d bloggers like this: