Norte 2020 lança novo concurso para reforçar o apoio ao Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária

O Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) é uma medida de política pública que beneficia agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas que se localizam em territórios com índices mais elevados de pobreza e de exclusão social.

O NORTE 2020 lançou um novo concurso para reforçar o apoio ao Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). Candidaturas até 25 de junho de 2019

A dotação orçamental indicativa a atribuir à totalidade das operações a selecionar no âmbito do presente Aviso é de 44 milhões de Euros

 

O NORTE 2020 lançou um novo concurso para reforçar o apoio ao Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), uma medida de política pública dirigida a escolas que se localizam em territórios com índices mais elevados de pobreza e de exclusão social.

Esta medida de política pública é dirigida a escolas que se localizam em territórios com índices mais elevados de pobreza e de exclusão social, com o objetivo de:

  • promover a equidade no acesso à educação básica e secundária,
  • a prevenção e redução do abandono escolar precoce e do absentismo,
  • a redução da indisciplina e a promoção do sucesso educativo de todos/as  os/as alunos/as.
 

 

O concurso prevê a aplicação de 44 milhões de Euros do Fundo Social Europeu em escolas públicas do ensino pré-escolar, básico e secundário com planos plurianuais de melhoria, previstos no âmbito do Programa TEIP e que se realizem de 2018/19 a 2020/21.

As candidaturas são apresentadas à Autoridade de Gestão do NORTE 2020 através do Balcão 2020 (https://balcao.portugal2020.pt), de acordo com as disposições previstas no Decreto-Lei n.º 159/2014, de 27 de outubro, na sua atual redação, nas condições e nos termos fixados no presente Aviso.

Na submissão da candidatura a entidade beneficiária deverá selecionar o formulário correspondente ao Aviso de Concurso a que pretende concorrer, devendo para o efeito tomar em atenção a respetiva sigla de identificação. O formulário de candidatura deverá ser preenchido de acordo com o “Manual de Submissão de Candidaturas” do Balcão 2020.

Associação ACEGIS

A Associação ACEGIS reconhece-se enquanto entidade de referência nas áreas estratégicas da cidadania, inclusão, igualdade de género, empreendedorismo e inovação social.

Recomendamos!

Taxa de abandono escolar nunca foi tão baixa em Portugal

Em apenas sete anos, verificou-se uma redução em mais de 10 pontos percentuais na taxa de abandono escolar. De acordo com os números divulgados pelo INE, a taxa de abandono escolar alcançou o valor mais baixo de sempre (11,8%).

NORTE 2020 apoia Municípios em ações de Inclusão Social

O NORTE 2020 lançou um novo concurso para apoiar com 5,9 milhões de Euros do Fundo Social Europeu ações de inclusão social, que venham a ser promovidas por municípios. Candidaturas até 15 de julho.

Fundação Altice lança 2ª edição do Programa Apoiar

A Fundação Altice lançou a 2ª edição do Programa Apoiar que visa apoiar financeiramente projetos com impacto social. As candidaturas estão a decorrer até ao próximo dia 31 de maio de 2019.

Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2019

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado pela CASES em 2012, destina-se a homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido no setor da Economia Social.

Opinião | Dia do/a Trabalhador/a: A trabalho igual, salário Igual

Apesar do princípio da igualdade de remuneração entre mulheres e homens estar consagrado numa vasta legislação internacional, europeia e nacional, o mesmo ainda não se traduziu ou teve efeitos práticos na redução das desigualdades e das disparidades salariais.

Abertura de candidaturas ao Prémio BPI “la Caixa” Capacitar

Uma iniciativa que visa apoiar projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida, a ocupação e a autonomia de pessoas com deficiência ou incapacidade permanente em situação de vulnerabilidade social.

Evolução recente dos indicadores de pobreza e de exclusão social

Globalmente, o número de pessoas que vive em pobreza extrema desceu para mais de metade, diminuindo de 1,9 mil milhões, em 1990, para 736 milhões em 2013. Em Portugal, 23,3% da população, quase 2,4 milhões de pessoas, está em risco de pobreza ou exclusão social.

Amnistia Internacional alerta ONU para problemas de habitação, racismo e violência de género em Portugal

A Amnistia Internacional alerta as Nações Unidas para os problemas em Portugal no acesso à habitação, no uso excessivo da força pelas polícias, más condições nas prisões, casos de racismo e de violência de género.

Uma forma divertida de aprender Cidadania, Ambiente, Direitos Humanos e os Direitos da Criança.

O Cidadania 4Kids é o primeiro Jogo Educativo que ensina às crianças os valores da cidadania, da igualdade, dos direitos humanos e a educar por um ambiente mais sustentável e ecológico.

São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e mais, muito mais!

 

Jogo Educativo - Cidadania 4 KIDS!

Ao COMPRAR está a APOIAR a Associação ACEGIS. 100% Português. 100% Solidário

%d bloggers like this: