NORTE 2020 apoia Municípios em ações de Inclusão Social

O NORTE 2020 lançou um novo concurso para apoiar com 5,9 milhões de Euros do Fundo Social Europeu ações de inclusão social, que venham a ser promovidas por municípios. Candidaturas até 15 de julho.

O Programa Operacional NORTE 2020 lançou um novo concurso para apoiar com 5,9 milhões de Euros do Fundo Social Europeu Ações de Inclusão Social, que venham a ser promovidas por municípios nas áreas de regeneração urbana, bairros sociais ou zonas críticas com especial incidência de comunidades desfavorecidas.

A dotação financeira máxima de FSE a atribuir no âmbito do presente aviso é de 5 867 663 euros.

O concurso, que decorre até 15 de julho, prevê que estas iniciativas envolvam diferentes entidades e que sejam estabelecidas parcerias com entidades públicas e/ou privadas sem fins lucrativos para um maior impacto junto dos cidadãos.

As ações a apoiar por este concurso deverão, ainda, estar enquadradas num Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas e ter como objetivos reduzir a pobreza, a exclusão social e o desemprego em territórios urbanos problemáticos.

À data, há 12 municípios da Região do Norte a implementarem projetos de inclusão social apoiados pelo NORTE 2020, e que estão a executar um apoio financeiro de 8,8 milhões de Euros, no contexto de um anterior concurso dirigido a municípios com mais de 400 fogos de habitação social.

Associação ACEGIS

A Associação ACEGIS reconhece-se enquanto entidade de referência nas áreas estratégicas da cidadania, inclusão, igualdade de género, empreendedorismo e inovação social.

Recomendamos!

Abertura do primeiro período de candidatura aos estágios profissionais do IEFP

Decorre até 15 de julho de 2019 a primeira fase de de candidaturas à medida Estágios Profissionais do IEFP. Com uma dotação orçamental de 75 milhões de euros, prevê-se apoiar cerca de 14.400 estágios.

Abertura de cinco novas linhas de Financiamento dos EEA Grants Portugal

Encontra-se abertas cinco candidaturas para financiamento no âmbito do Programa Conciliação e Igualdade de Género dos EEA Grants Portugal.

Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2019

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado pela CASES em 2012, destina-se a homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido no setor da Economia Social.

Opinião | Dia do/a Trabalhador/a: A trabalho igual, salário Igual

Apesar do princípio da igualdade de remuneração entre mulheres e homens estar consagrado numa vasta legislação internacional, europeia e nacional, o mesmo ainda não se traduziu ou teve efeitos práticos na redução das desigualdades e das disparidades salariais.

Abertura de candidaturas ao Prémio BPI “la Caixa” Capacitar

Uma iniciativa que visa apoiar projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida, a ocupação e a autonomia de pessoas com deficiência ou incapacidade permanente em situação de vulnerabilidade social.

Opinião | Democracia 45 Anos Depois: 25 de abril

Quarenta e cinco anos depois, subsistem os privilégios injustificados. Subsiste uma casta que apregoa a meritocracia e que se alimenta de privilégios, do capital económico, social e mediático, conduzindo à eterna reprodução das desigualdades sociais na sociedade portuguesa.

Evolução recente dos indicadores de pobreza e de exclusão social

Globalmente, o número de pessoas que vive em pobreza extrema desceu para mais de metade, diminuindo de 1,9 mil milhões, em 1990, para 736 milhões em 2013. Em Portugal, 23,3% da população, quase 2,4 milhões de pessoas, está em risco de pobreza ou exclusão social.

Amnistia Internacional alerta ONU para problemas de habitação, racismo e violência de género em Portugal

A Amnistia Internacional alerta as Nações Unidas para os problemas em Portugal no acesso à habitação, no uso excessivo da força pelas polícias, más condições nas prisões, casos de racismo e de violência de género.

Uma forma divertida de aprender Cidadania, Ambiente, Direitos Humanos e os Direitos da Criança.

O Cidadania 4Kids é o primeiro Jogo Educativo que ensina às crianças os valores da cidadania, da igualdade, dos direitos humanos e a educar por um ambiente mais sustentável e ecológico.

São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e mais, muito mais!

 

Jogo Educativo - Cidadania 4 KIDS!

Ao COMPRAR está a APOIAR a Associação ACEGIS. 100% Português. 100% Solidário

%d bloggers like this: