LEGO lança Blocos em Braille para crianças cegas

LEGO lança Blocos em Braille para crianças cegas e com deficiências visuais. O objetivo da marca de brinquedos é permitir que cegos e deficientes visuais tenham a oportunidade de aprender através dos famosos blocos da LEGO.

LEGO lança blocos e peças em Braille para desenvolver capacidades de crianças cegas e com deficiências visuais


A LEGO Foundation e o Grupo LEGO juntaram-se a várias associações para o desenvolvimento do projeto que pretende conjugar diversão e aprendizagem com os blocos da LEGO.

 

Aprender a ler, a escrever e a construir de uma forma divertida, estimulante e educativa — este é o objetivo dos Braille Bricks, desenvolvido pela LEGO.

 

O conceito por detrás dos Braille Bricks foi proposto pela primeira vez à LEGO Foundation em 2011, pela Associação Dinamarquesa de Cegos, e em 2017 pela Fundação Dorina Nowill para Cegos.

 

A partir daí a ideia foi desenvolvida numa parceria entre a LEGO e várias associações de apoio a pessoas com deficiência visual, em países como a Dinamarca, Brasil, Noruega e Reino Unido.

O grupo LEGO pretende adaptar as clássicas peças coloridas e transformar cada uma numa letra do alfabeto Braille, tornando-se um brinquedo educativo no desenvolvimento de aprendizagem de crianças invisuais ou com deficiências visuais. 

O seu potencial pedagógico foi pensado especialmente para crianças com necessidades especiais, de aprender a ler, a escrever e a construir de uma forma estimulante e educativa, usando um elemento simples e divertido: os famosos blocos da LEGO.

 

“O braille ainda é a única maneira de alfabetizar uma criança com deficiência visual e o LEGO® Braille Bricks é uma ferramenta inovadora, que colabora efetivamente para a aprendizagem inclusiva, envolvendo não só as crianças cegas e com deficiências visuais, mas também os colegas videntes.”

Ika Fleury, presidente do Comité Braille Bricks da Fundação Dorina Nowill para Cegos

Os primeiros protótipos estão a ser testados no Brasil, Dinamarca, Reino Unido e Noruega, para que depois passem a estar disponíveis a todas as crianças do mundo.  A nova linha de blocos deve ser lançada em 2020 e será distribuída gratuitamente em escolas e instituições parceiras do projeto. 

O projeto Braille Bricks foi apresentado dia 24 de abril, na conferência de marcas sustentáveis, em Paris, França.

Associação ACEGIS

A Associação ACEGIS reconhece-se enquanto entidade de referência nas áreas estratégicas da cidadania, inclusão, igualdade de género, empreendedorismo e inovação social.

Recomendamos!

Passaporte português vai ser o primeiro da UE com grafia braille

O Passaporte eletrónico português vai incluir uma vinheta em braille, uma medida inovadora na União Europeia que permitirá aos cidadãos com deficiência visual identificar nome, número e data de validade do documento.

Prestação Social para a Inclusão chegou a mais de 90 mil pessoas

Quase 91 mil pessoas receberam a Prestação Social para a Inclusão (PSI) em março, 90% das quais com direito ao montante máximo. O anúncio foi feito pela Secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.

NORTE 2020 apoia Municípios em ações de Inclusão Social

O Programa Operacional NORTE 2020 lançou um novo concurso para apoiar com 5,9 milhões de Euros do Fundo Social Europeu Ações de Inclusão Social, que venham a ser promovidas por municípios nas áreas de regeneração urbana, bairros sociais ou zonas críticas com especial incidência de comunidades desfavorecidas.

Democracia 45 Anos Depois: 25 de abril

Quarenta e cinco anos depois, subsistem os privilégios injustificados. Subsiste uma casta que apregoa a meritocracia e que se alimenta de privilégios, do capital económico, social e mediático, conduzindo à eterna reprodução das desigualdades sociais na sociedade portuguesa.

Parlamento aprova projecto de lei que impõe quotas de emprego para pessoas com deficiência no sector privado

Assim, “as empresas a partir de 75 trabalhadores devem admitir anualmente um número não inferior a 1% do seu pessoal com deficiência, com diversidade funcional", devendo este número ser de 2% nas grandes empresas.

Uma forma divertida de aprender Cidadania, Ambiente, Direitos Humanos e os Direitos da Criança.

O Cidadania 4Kids é o primeiro Jogo Educativo que ensina às crianças os valores da cidadania, da igualdade, dos direitos humanos e a educar por um ambiente mais sustentável e ecológico.

São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e mais, muito mais!

 

Jogo Educativo - Cidadania 4 KIDS!

Ao COMPRAR está a APOIAR a Associação ACEGIS. 100% Português. 100% Solidário

Deixe-nos o seu comentário ou sugestão

%d bloggers like this: