Engenheiras Por Um Dia: uma iniciativa que envolve 27 escolas e cerca de três mil alunas de todo o país

O Engenheiras Por Um Dia procura combater a segregação das escolhas e ocupações profissionais em razão do sexo e, em especial, a reduzida presença das mulheres nas áreas de engenharias e tecnologias. O Projeto envolve 27 escolas e cerca de três mil alunas de todo o país.

Uma iniciativa que visa combater a segregação das escolhas e ocupações profissionais em razão do sexo e, em especial, a reduzida presença das mulheres nas áreas de engenharias e tecnologias.

"Engenheiras por um dia"

80 Laboratórios de Engenharia e Tecnologia nas sessões de encerramento da 2.ª edição do Engenheiras Por Um Dia.

 

A segunda edição do projeto ‘Engenheiras Por um Dia’ termina esta quinta-feira, 16 de maio, com a segunda sessão de encerramento, no Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa.

 

Termina hoje a 2.ª edição do projeto Engenheiras Por Um Dia, com a realização de 80 laboratórios e workshops de robótica, computação, realidade virtual, eletrónica e outras áreas relacionadas com as engenharias e tecnologia dinamizados pelas entidades parceiras e no qual participam jovens do 3.º ciclo e ensino secundário das 27 escolas do projeto. 

Esta vai ser a segunda sessão de encerramento desta edição e vai decorrer no Pavilhão Casal Vistoso em Lisboa, pelas 10h00. A primeira sessão de encerramento decorreu em Guimarães, na passada terça-feira, dia 14 de maio, e envolveu mais de 500 jovens, do 3.º ciclo e ensino secundário, em 40 laboratórios e workshops de robótica, computação, realidade virtual, eletrónica e outras áreas relacionadas com as engenharias e tecnologia. 

O mesmo modelo vai ser seguido nesta segunda sessão de encerramento e as 40 atividades vão ser dinamizadas por algumas das entidades parceiras tais como: Instituto Superior Técnico, Universidade Atlântica, Universidade Nova de Lisboa, Altice, Altran, IBM, Microsoft, Vodafone e Ordem dos Engenheiros.

A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, vai participar, pelas 12h00, neste dia dedicado ao combate da segregação sexual das profissões tecnológicas.

O Engenheiras Por Um Dia procura combater a segregação das escolhas e ocupações profissionais em razão do sexo e, em especial, a reduzida presença das mulheres nas áreas de engenharias e tecnologias.

O projeto dirige-se a jovens que frequentam o 3.º ciclo dos ensinos básico e secundário, envolvendo uma rede de parcerias que incluiu 27 escolas e 11 estabelecimentos de ensino superior de todo o país, 25 empresas e outras entidades. Entre as atividades promovidas juntos das escolas, contam-se: sessões de role model e mentoria, visitas de estudo às empresas e desafios de engenharias promovidos pelas entidades e alunas de ensino superior.

Esta edição do projeto envolveu cerca de 3000 alunas de todo o país e a realização de 80 laboratórios e workshops de robótica, computação, realidade virtual, eletrónica, e outras áreas relacionadas com as engenharias e tecnologia.

Associação ACEGIS

A Associação ACEGIS reconhece-se enquanto entidade de referência nas áreas estratégicas da cidadania, inclusão, igualdade de género, empreendedorismo e inovação social.

Recomendamos!

17 de maio – Dia Internacional Contra a Homofobia, Lesbofobia e a Transfobia

A homossexualidade ainda é crime em 72 países, e em oito continua a ser punida com a pena de morte. Compete aos Estados combater o preconceito e proteger vidas humanas, independentemente da orientação sexual ou identidade de género.

UNICEF resgata 900 crianças-soldado na Nigéria

Quase 900 crianças, das quais 106 raparigas, foram hoje resgatadas a um grupo armado do Nordeste da Nigéria e vão agora ser alvo de programas de reintegração, anunciou a UNICEF.

Human Rights Watch critica “silêncio” de Guterres sobre direitos humanos

Falar, denunciar e agir pelos direitos humanos nunca foi fácil. Mas temos a responsabilidade de salvaguardar os valores da igualdade e da universalidades dos direitos humanos. É em nome desses valores que devemos permanecer sempre vigilantes e sem medo.

Comunidade LGBTI na Chechénia enfrenta “nova onda de perseguição”

Comunidade LGBTI na Chechénia enfrenta "nova onda de perseguição". Cerca de 40 pessoas foram presas e pelo menos duas morreram torturadas.

Lançamento da Infografia sobre Violência contra as Pessoas Trans e de Género Diverso

Nos últimos 10 anos, foram reportados 2982 homicídios de pessoas transgénero em 72 países. Na Europa foram registados 139 casos. A transfobia e o preconceito tem de dar lugar à cidadania e à igualdade, garantido a universidade dos direitos humanos. Todas as pessoas têm o direito de viver em igualdade e sem discriminação.

Amnistia Internacional alerta ONU para problemas de habitação, racismo e violência de género em Portugal

Entre as maiores preocupações da organização de direitos humanos estão o acesso à habitação, a discriminação e a violência de género. Estes e outros temas foram abordados, esta segunda-feira, pela Amnistia Internacional Portugal numa reunião com a Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet.

Jogo Educativo - Cidadania 4 KIDS!

O Jogo Educativo – Cidadania 4Kids é um jogo educativo que foi pensado em desenvolver de uma forma lúdica competências e conhecimentos tendo como referência os valores da cidadania, da igualdade, da liberdade, dos direitos humanos, da tolerância e da paz.

São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e mais, muito mais!

 

 

 

Uma forma divertida de aprender Cidadania, Ambiente, Direitos Humanos e os Direitos da Criança.

Jogo produzido e desenvolvido pela Associação ACEGIS, sem qualquer apoio empresarial ou financiamento. Apenas a nossa vontade de mudar o mundo!

Ao COMPRAR está a APOIAR a Associação ACEGIS. 100% Português. 100% Solidário

Deixe-nos o seu comentário ou sugestão

%d bloggers like this: