Apresentação de propostas para implementação de planos de ação de Educação para a Cidadania em contexto escolar

Concurso para a apresentação de propostas de consórcios de ONG / agrupamento de escolas para a elaboração e implementação de planos de ação de Educação para a Cidadania em contexto escolar durante os dois próximos anos letivos (2019/2020 e 2020/2021)

Elaboração e implementação de planos de ação de Educação para a Cidadania em contexto escolar

No âmbito do projeto “Educação para a Cidadania”, a Fundação Gonçalo da Silveira e o Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto informam que se encontra aberto Concurso para a apresentação de propostas de consórcios de ONG / agrupamento de escolas para a elaboração e implementação de planos de ação de Educação para a Cidadania em contexto escolar durante os dois próximos anos letivos (2019/2020 e 2020/2021), com início previsto em setembro de 2019 e fim em agosto de 2021.

Podem candidatar-se consórcios constituídos por uma ou mais ONG e um agrupamento de escolas / escola não agrupada. Para além destas, os consórcios poderão associar outras entidades. A participação de uma ONG que atue/trabalhe no território de intervenção da proposta é obrigatória.

Candidaturas até 06 de junho de 2019. 

Serão apoiados três consórcios de ONG / agrupamento de escolas, sendo o montante disponibilizado para apoiar cada consórcio de 25 000€.

Os planos de ação a apoiar devem ser adaptados aos contextos e às necessidades dos/as estudantes e escolas envolvidas em função do diagnóstico realizado pelos consórcios e da sua articulação com a “Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola” das respetivas escolas.

Os/as destinatários/as diretos das iniciativas a apoiar devem ser, pelo menos, 80 estudantes integrados/as preferencialmente no 8.º ano de escolaridade aquando do início da implementação dos planos de ação (ano letivo 2019/2020). No segundo ano, os/as destinatários/as deverão preferencialmente ser os mesmos do ano anterior, de forma a que os planos de ação possam acompanhar o mesmo grupo durante a sua duração. 

Podem candidatar-se consórcios constituídos por uma ou mais ONG e um agrupamento de escolas / escola não agrupada, sendo que uma ONG deverá assumir a responsabilidade pelo consórcio. Para além destas, os consórcios poderão associar outras entidades. 

A participação de uma ONG que atue/trabalhe no território de intervenção da proposta é obrigatória. Serão apoiados três consórcios de ONG / agrupamento de escolas, sendo o montante disponibilizado para apoiar cada consórcio de 25 000€.

 

É indispensável a leitura dos Termos de Referência (disponíveis aqui), que contêm toda a informação necessária para a preparação e submissão da candidatura. 

Os pedidos de outras informações e/ou esclarecimentos sobre o concurso deverão ser colocados por escrito para educacao.cidadania@fgs.org.pt.

As candidaturas devem ser submetidas até ao final do dia 06 de junho de 2019.

O projeto “Educação para a Cidadania” é uma iniciativa do Programa Cidadãos Ativ@s, financiado pelos EEA Grants e gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto.

Associação ACEGIS

A Associação ACEGIS reconhece-se enquanto entidade de referência nas áreas estratégicas da cidadania, inclusão, igualdade de género, empreendedorismo e inovação social.

Recomendamos!

Programa Conciliação e Igualdade de Género: prolongamento de prazos para entrega de candidaturas

Foram prolongados os prazos para entrega de candidaturas dos cinco concursos abertos pelo Programa Conciliação e Igualdade de Género dos EEA Grants Portugal. Candidaturas até 30 de maio de 2019.

NORTE 2020 apoia Municípios em ações de Inclusão Social

O NORTE 2020 lançou um novo concurso para apoiar com 5,9 milhões de Euros do Fundo Social Europeu ações de inclusão social, que venham a ser promovidas por municípios. Candidaturas até 15 de julho.

Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2019

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado pela CASES em 2012, destina-se a homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido no setor da Economia Social.

Abertura de candidaturas ao Prémio BPI “la Caixa” Capacitar

750 mil euros destinados a pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social. Uma iniciativa que visa apoiar projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida, a ocupação e a autonomia de pessoas com deficiência ou incapacidade permanente em situação de vulnerabilidade social

Concurso para Plataforma de Direitos Humanos. Candidaturas até 24 de junho

Encontra-se aberto, até dia 24 de junho de 2019, o concurso para a criação de uma plataforma de defesa e promoção dos direitos humanos, no âmbito do Programa Cidadãos Ativ@s.

Jogo Educativo - Cidadania 4 KIDS!

O Jogo Educativo – Cidadania 4Kids é um jogo educativo que foi pensado em desenvolver de uma forma lúdica competências e conhecimentos tendo como referência os valores da cidadania, da igualdade, da liberdade, dos direitos humanos, da tolerância e da paz.

São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e mais, muito mais!

 

 

 

Uma forma divertida de aprender Cidadania, Ambiente, Direitos Humanos e os Direitos da Criança.

Jogo produzido e desenvolvido pela Associação ACEGIS, sem qualquer apoio empresarial ou financiamento. Apenas a nossa vontade de mudar o mundo!

Ao COMPRAR está a APOIAR a Associação ACEGIS. 100% Português. 100% Solidário

%d bloggers like this: