9 de maio: Dia da Europa | Europe Day 2019

No Dia da Europa, comemorado todos os anos a 9 de maio, celebram-se a paz e a unidade do continente europeu. A edição deste ano é subordinada ao tema «escolha o seu futuro».

No Dia da Europa, comemorado todos os anos a 9 de maio, celebram-se a paz e a unidade do continente europeu.

O Dia da Europa assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman», que propunha a criação de uma Comunidade do Carvão e do Aço Europeia, precursora da atual União Europeia.

Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeu No texto da declaração lia-se:

 

“A paz mundial não poderá ser salvaguardada sem esforços criadores à medida dos perigos que a ameaçam. A contribuição que uma Europa organizada e viva pode dar à civilização é indispensável para a manutenção de relações pacíficas (…)”

A ideia era criar uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a atual União Europeia teve início com a proposta de Robert Schuman.

 A edição deste ano é subordinada ao tema «escolha o seu futuro»

 

O populismo, a xenofobia, o racismo, a discriminação e o nacionalismo fraturante, constituem uma grave ameaça aos alicerces das nossas democracias e aos valores da União Europeia.

Por esta razão, urge promover uma nova ordem assente na paz, na democracia e na liberdade de expressão. Uma união que fomente o respeito mútuo, a compreensão e a cooperação entre os Estados-Membros, e que procure criar um sentimento comum de pertença e de cidadania europeia.

Uma União onde possamos unir esforços contra a radicalização e estimular pontes de entendimento entre os povos da União Europeia. Uma União que preserve o nosso património cultural e onde todas as pessoas possam escolher e construir o seu futuro.

Associação ACEGIS

A Associação ACEGIS reconhece-se enquanto entidade de referência nas áreas estratégicas da cidadania, inclusão, igualdade de género, empreendedorismo e inovação social.

Recomendamos!

Democracia 45 Anos Depois: 25 de abril

Quarenta e cinco anos depois, subsistem os privilégios injustificados. Subsiste uma casta que apregoa a meritocracia e que se alimenta de privilégios, do capital económico, social e mediático, conduzindo à eterna reprodução das desigualdades sociais na sociedade portuguesa.

Dia Internacional da Paz: 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Este ano, as Nações Unidas dedicam-se especificamente ao tema “Direito à Paz – os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”. O objetivo é também celebrar os 70 anos do documento histórico.

“Alcoholocausto”. Docentes repudiam carro na Queima das Fitas de Coimbra alusivo ao Holocausto

Docentes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra manifestaram o seu “inteiro repúdio e total rejeição” ao carro alegórico “Alcoholocausto” de finalistas de História, acusando-os de banalizar a História e a “existência histórica do Holocausto”.

Dia do/a Trabalhador/a: A trabalho igual, salário Igual

1 de maio, Dia do Trabalhador e da Trabalhadora: a trabalho igual, salário igual. Está mais do que chegada a hora de pôr em prática a igualdade remuneratória entre mulheres e homens no mercado de trabalho. A trabalho igual, salário Igual.

Amnistia Internacional alerta ONU para problemas de habitação, racismo e violência de género em Portugal

A Amnistia Internacional alerta as Nações Unidas para os problemas em Portugal no acesso à habitação, no uso excessivo da força pelas polícias, más condições nas prisões, casos de racismo e de violência de género

Human Rights Watch critica “silêncio” de Guterres sobre direitos humanos

Falar, denunciar e agir pelos direitos humanos nunca foi fácil. Mas temos a responsabilidade de salvaguardar os valores da igualdade e da universalidades dos direitos humanos. É em nome desses valores que devemos permanecer sempre vigilantes e sem medo.

Uma forma divertida de aprender Cidadania, Ambiente, Direitos Humanos e os Direitos da Criança.

O Cidadania 4Kids é o primeiro Jogo Educativo que ensina às crianças os valores da cidadania, da igualdade, dos direitos humanos e a educar por um ambiente mais sustentável e ecológico.

São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e mais, muito mais!

 

Jogo Educativo - Cidadania 4 KIDS!

Ao COMPRAR está a APOIAR a Associação ACEGIS. 100% Português. 100% Solidário

%d bloggers like this: