Governo lança nova medida para promover o emprego dos jovens e desempregados de longa duração

As empresas que contratem simultaneamente e sem termo jovens desempregados/as à procura do primeiro emprego e desempregados de longa duração vão dispor de um novo estímulo que combina apoios financeiros à contratação com redução das contribuições.

Novo estímulo combina apoios financeiros à contratação com redução das contribuições.

 

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social lança uma medida de apoio à contratação simultânea e sem termo de jovens desempregados/as à procura do primeiro emprego e desempregados de longa duração (DLD) com 45 anos ou mais, respeitando a condicionante de criação líquida de emprego.

A medida, no âmbito do chamado Contrato-Geração, consiste numa combinação dos apoios financeiros à celebração de contratos de trabalho permanente o acesso ao regime de redução parcial ou isenção total do pagamento de contribuições da segurança social por parte da entidade empregadora. 

Com uma taxa de desemprego global de 6,7% (4.º trimestre de 2018), o desemprego jovem desceu também significativamente mas está ainda perto dos 20%, e há ainda mais de 145 mil desempregados/as de longa duração inscritos nos serviços do IEFP. 

Reforçar de modo muito significativo os apoios à contratação de jovens e desempregados de longa duração;

Reforçar a focalização das medidas ativas de emprego nos jovens e desempregados de longa duração, que já representam atualmente cerca de 60% dos destinatários da medida;

Estimular a capacidade do mercado de emprego de continuar a crescer com base num crescimento inclusivo, estimulando a integração de diferentes gerações e a contratação nos segmentos em que a empregabilidade é tradicionalmente mais difícil.

Ao assentar na possibilidade de combinação de apoios já existentes, a medida Contrato-Geração não só reforça os apoios como torna mais eficiente a utilização dos recursos disponíveis.

O Governo dá assim cumprimento ao objetivo estratégico de alinhar todos os instrumentos de política pública de incentivo à criação de emprego com os princípios da focalização e da seletividade dos apoios, em particular concentrando os apoios das políticas ativas nos contratos sem termo, e nos jovens e desempregados/as de longa duração.

A combinação dos apoios, e consequente reforço das verbas recebidas pelas entidades empregadoras, só é possível quando pelo menos um jovem e um desempregado de longa duração forem contratados no prazo máximo de 6 meses.

O Contrato-Geração arranca na próxima segunda-feira, 15 de abril, data em que começa o novo concurso do Contrato-Emprego, também ele com novas regras e com acesso mais flexível por parte das entidades empregadoras.

Associação ACEGIS

A Associação ACEGIS reconhece-se enquanto entidade de referência nas áreas estratégicas da cidadania, inclusão, igualdade de género, empreendedorismo e inovação social.

Recomendamos!

Abertura do primeiro período de candidatura aos estágios profissionais do IEFP

Decorre até 15 de julho de 2019 a primeira fase de de candidaturas à medida Estágios Profissionais do IEFP. Com uma dotação orçamental de 75 milhões de euros, prevê-se apoiar cerca de 14.400 estágios.

Abertura de cinco novas linhas de Financiamento dos EEA Grants Portugal

Encontra-se abertas cinco candidaturas para financiamento no âmbito do Programa Conciliação e Igualdade de Género dos EEA Grants Portugal.

Abertura de candidaturas à Medida Contrato-Emprego

A abertura do período de candidaturas à Medida Contrato-Emprego irá decorrer entre as 9h00 do dia 15 de abril e as 18h00 do dia 20 de julho de 2019.

Fundação ”la Caixa”. Concurso Incorpora Portugal 2019

Um prémio para apoiar a inserção laboral de pessoas em situação ou risco de exclusão social. Apresente a sua candidatura até 30 de abril

Nova edição do Ciclo de Laboratórios de Igualdade começa a 2 de maio

No próximo dia 2 de maio, a CITE dará início à 9ª Edição do Ciclo de Laboratórios de Igualdade e Não Discriminação entre Homens e Mulheres no Trabalho e no Emprego. As inscrições encontram-se abertas até dia 29 de abril

Prémio BPI “la Caixa” Seniores 2019.

Estão abertas as candidaturas ao Prémio BPI "la Caixa" Seniores, um prémio para apoiar projetos que promovam o envelhecimento ativo, saudável e em casa, de pessoas com idade superior a 65 anos. Candidaturas até 29 de abril.

Uma forma divertida de aprender Cidadania, Ambiente, Direitos Humanos e os Direitos da Criança.

O Cidadania 4Kids é o primeiro Jogo Educativo que ensina às crianças os valores da cidadania, da igualdade, dos direitos humanos e a educar por um ambiente mais sustentável e ecológico.

São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e mais, muito mais!

 

Jogo Educativo - Cidadania 4 KIDS!

Ao COMPRAR está a APOIAR a Associação ACEGIS. 100% Português. 100% Solidário

%d bloggers like this: