Concurso para Plataforma de Direitos Humanos. Candidaturas até 24 de junho

Encontra-se aberto, até dia 24 de junho de 2019, o concurso para a criação de uma plataforma de defesa e promoção dos direitos humanos, no âmbito do Programa Cidadãos Ativ@s.

Concurso para Plataforma de Direitos Humanos

  • O custo total apoiável do projeto é, no máximo, de 166 500 euros. As candidaturas têm de ser submetidas eletronicamente até dia 24 de junho

Até dia 24 de junho de 2019, está aberto o concurso para a criação de uma plataforma de defesa e promoção dos direitos humanos, inserida no Eixo 4 – “Reforçar a capacidade e sustentabilidade da sociedade civil”, uma das quatro áreas de intervenção do Programa Cidadãos Ativ@s.

O objetivo deste projeto é reunir as principais Organizações Não Governamentais (ONG) que defendem e promovem os direitos humanos em Portugal, através da criação de uma plataforma capaz de potenciar o trabalho das organizações suas associadas; de melhor defender os direitos fundamentais dos cidadãos, em particular daqueles que são vítimas de qualquer tipo de discriminação; de realizar funções de monitorização de políticas públicas; de empreender investigação sobre questões relacionadas com os direitos humanos; de apoiar a capacitação dos seus associados; de receber e tratar denúncias de violações de direitos humanos e de sensibilizar a comunicação social e a administração pública para as problemáticas subjacentes a esta temática.

Pretende-se que esta plataforma se constitua como uma organização de cúpula que possa congregar as diversas organizações existentes e outras que possam surgir nesta área e que, sem pôr em causa a diversidade que caracteriza o subsector das ONG que trabalham em direitos humanos e a autonomia das suas organizações, possa encontrar denominadores e princípios comuns que conduzam a um trabalho mais partilhado, mais baseado em sólida informação científica e com maior potencial de impacto na sociedade e nos decisores políticos.

Elementos-chave do trabalho a realizar pelo consórcio serão a definição do perímetro da área de defesa e promoção dos direitos humanos, a seleção do núcleo de ONG com que irá ser iniciado o trabalho, a designação, a definição da forma jurídica a adotar pela plataforma e a elaboração de um plano de negócio que assegure a sua sustentabilidade.

Podem candidatar-se como promotoras do projeto as ONG que cumpram os requisitos estipulados nos Artigos 9.º e 10.º do Regulamento do Programa.

O projeto, a desenvolver e a implementar em parceria, tem a duração de 48 meses, com data de início prevista a 1 de outubro de 2019 e conclusão prevista a 30 de setembro de 2023. O custo total apoiável do projeto é, no máximo, de 166 500 euros.

As candidaturas têm de ser submetidas eletronicamente até dia 24 de junho 2019.

Pedidos de esclarecimento para gulbenkian@cidadaos-ativos.pt.

 

O Programa Cidadãos Ativ@s/Active Citizens Fund é implementado em Portugal no âmbito do “Memorando de Entendimento para o Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014- 2021 (Fundo EEA Grants)”, celebrado entre a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega (Países Financiadores) e Portugal, em vigor desde 22 de maio de 2017.

Associação ACEGIS

A Associação ACEGIS reconhece-se enquanto entidade de referência nas áreas estratégicas da cidadania, inclusão, igualdade de género, empreendedorismo e inovação social.

Recomendamos!

Conferência “A violência doméstica como crime violento

A Subcomissão para a Igualdade e Não Discriminação da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias organiza a conferência “Violência doméstica como crime violento”.​

Abertura Candidaturas Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE)

A Autoridade de Gestão do PO ISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, lançou dois novos AVISOS de concurso. A abertura de candidaturas irá decorrer no período compreendido entre 8 de março e 22 de abril de 2019.

Pedidos de ajuda à APAV aumentaram 31% em 2018

Relatório Anual da APAV: Os Números do Apoio à Vítima. Em 2018, foram registados, na sua totalidade, 46.371 atendimentos, que resultaram num aumento de 31% face a 2016.

Abertura de Candidaturas à linha de financiamento EEA Grants

O programa tem como objetivo apoiar as empresas e os parceiros sociais dos vários setores de atividade na concretização das exigências e dos dispositivos agora previstas na nova lei da igualdade remuneratória entre homens e mulheres. O prazo para a apresentação de candidaturas termina a 2 de maio de 2019.

3ª Edição OPRE – Candidaturas abertas até dia 12 de abril

Encontram-se abertas candidaturas ao Programa OPRE, uma iniciativa dirigida a jovens estudantes do ensino superior, provenientes das comunidades ciganas, com o objetivo central de evitar o abandono precoce deste ciclo de estudos.

Exposição Porta 4. Esbater barreiras entre bairro e a cidade

“Porta 4” é uma exposição itinerante, desenvolvida no âmbito do Projeto CapacitArte com inauguração marcada para o dia 30 de Março de 2019, às 15:30, no Centro Comunitário Areeiro

Jogo Educativo - Cidadania 4 KIDS!

O Jogo Educativo – Cidadania 4Kids é um jogo educativo que foi pensado em desenvolver de uma forma lúdica competências e conhecimentos tendo como referência os valores da cidadania, da igualdade, da liberdade, dos direitos humanos, da tolerância e da paz.

São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e mais, muito mais!

 

 

 

Uma forma divertida de aprender Cidadania, Ambiente, Direitos Humanos e os Direitos da Criança.

Jogo produzido e desenvolvido pela Associação ACEGIS, sem qualquer apoio empresarial ou financiamento. Apenas a nossa vontade de mudar o mundo!

Ao COMPRAR está a APOIAR a Associação ACEGIS. 100% Português. 100% Solidário

%d bloggers like this: