Exposição Porta 4. Esbater barreiras entre bairro e a cidade

O que sonham as pessoas do Bairro Portugal Novo? | Porta 4 - Exposição sobre a beleza e o potencial do Bairro Portugal Novo.

Exposição Porta 4

“Porta 4” é uma exposição itinerante, desenvolvida no âmbito do Projeto CapacitArte.

 

 30 de março, Centro Comunitário Areeiro

“Porta 4” é uma exposição itinerante, desenvolvida no âmbito do Projeto CapacitArte com inauguração marcada para o dia 30 de Março de 2019, às 15:30, no Centro Comunitário Areeiro

A exposição itinerante “Porta 4” resulta de uma série de encontros comunitários no Bairro Portugal Novo com os moradores e moradoras. Visa, acima de tudo, esbater estereótipos e “muros” territoriais, criando visibilidade para este lugar, levando públicos de diferentes lugares e com diferentes vivências a visitar a exposição e conhecer esta comunidade multicultural, os seus sonhos e capacidades, inspirando outros habitantes do território e da cidade.

“Porta 4” é uma instalação pela artista Julia San Millan (ES) com curadoria de Elisa Lemmo (IT), colaboradoras do Clube Intercultural Europeu no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade (antigo Serviço de Voluntariado Europeu).

As peças apresentadas são fruto de uma série de encontros onde a comunidade assume o papel de protagonista, co-construindo os elementos expostos – um mapa de sonhos em forma de manta de retalhos, fanzines com histórias recolhidas durante os encontros e um vídeo. Por ocasião da exposição será também lançado o site do projeto CapacitArte bem como a abertura do programa de mentores para apoio a pessoas desempregadas à procura de emprego. 

O Projeto CapacitArte é desenvolvido em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Fundação Aga Khan, a Escola Artística António Arroio, a Associação Auxílio e Amizade, a Junta de Freguesia do Areeiro, a Associação de Moradores do Bairro Portugal Novo Paz, Amizade e Cores, a AMI e a RedEmprega Lisboa (CML).

 

30 de março, às 15:30, no Centro Comunitário Areeiro

O Clube Intercultural Europeu é uma associação sem fins lucrativos existente desde 1998 e que actua nos campos da juventude, da educação, da formação e da empregabilidade.

Associação ACEGIS

A Associação ACEGIS reconhece-se enquanto entidade de referência nas áreas estratégicas da cidadania, inclusão, igualdade de género, empreendedorismo e inovação social.

Recomendamos!

Governo vai decretar dia de luto nacional por vítimas de violência doméstica

violência doméstica continua a marcar, de forma hedionda, a vida de muitas mulheres e raparigas. Um flagelo nacional que, mais do que atos de dimensão simbólica, exige ações e medidas concretas de proteção a todas as mulheres vítimas de violência.

Prémios Calouste Gulbenkian 2019 | Candidaturas Abertas

O Prémio Calouste Gulbenkian na categoria de Direitos Humanos tem um valor de 100 mil euros e os Prémios Gulbenkian nas categorias de Coesão, Conhecimento e Sustentabilidade têm um valor de 50 mil euros cada.

Maioria das vítimas de discriminação ou crimes de ódio não apresenta queixa

Barómetro da APAV/Intercampus revela que mais de metade dos casos de discriminação e de crimes de ódio não são reportados às autoridades competentes. Os dados foram apresentados no Dia Europeu da Vítima de Crime.

Relatório GREVIO | Portugal e a violência contra as mulheres

Relatório do Grupo de Peritos para o Combate à Violência contra as Mulheres e a Violência Doméstica (GREVIO) alerta para a baixa taxa de condenações nos casos de violência doméstica.

%d bloggers like this: