Abertura do primeiro período de candidatura aos estágios profissionais do IEFP

Decorre até 15 de julho de 2019 a primeira fase de de candidaturas à medida Estágios Profissionais do IEFP. Com uma dotação orçamental de 75 milhões de euros, prevê-se apoiar cerca de 14.400 estágios

Estágios Profissionais - Abertura do primeiro período de candidatura de 2019

O primeiro período de candidaturas aos estágios profissionais do IEFP deste ano arrancou esta quarta-feira e termina a 15 em julho de 2019, prevendo-se apoiar cerca de 14.400 estágios profissionais.

Candidaturas aos Estágios Profissionais do IEFP

O primeiro período de candidaturas aos Estágios Profissionais do IEFP deste ano arranca esta quarta-feira. Com uma dotação orçamental de 75 milhões de euros, prevendo-se apoiar cerca de 14.400 estágios

Candidaturas de 13 de março a 15 de julho de 2019

De acordo com o aviso de abertura de candidaturas publicado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), o período para apresentação de candidaturas decorre entre as 9:00 do dia 13 de março de 2019 e as 18:00 do dia 15 de julho de 2019.

O primeiro período de candidatura tem uma dotação orçamental de 75 milhões de euros, prevendo-se apoiar cerca de 14.400 estágios.

De acordo com as novas regras que entraram em vigor em fevereiro, as candidaturas são decididas no prazo de 30 dias úteis a contar da sua apresentação, sendo analisadas por ordem de entrada em cada região de acordo com vários critérios e aprovadas até ao limite da dotação orçamental.

Os estágios têm a duração de nove meses e dirigem-se a desempregados inscritos no IEFP, sobretudo jovens entre os 18 e os 30 anos de idade ou desempregados/as de longa duração (há mais de 12 meses no desemprego), entre outras situações. Esta medida tem como objetivo apoiar a inserção de jovens no mercado de trabalho e a reconversão profissional de desempregados através de uma experiência prática em contexto de trabalho.

 

Com as alterações agora introduzidas, visa-se, nomeadamente:

  • Melhorar o modelo de acesso à medida, designadamente, assegurando tempos de resposta mais céleres aos jovens e outras pessoas desempregadas e que sejam igualmente compatíveis com as atividades das empresas, através da alteração ao regime de candidatura. Assim, a análise e decisão das candidaturas passa a ser realizada no prazo de 30 dias úteis contados a partir da data da sua apresentação, em vez do prazo de 30 dias após o encerramento do período de candidaturas previsto no anterior regime;
  • Aprofundar a valorização do esforço de qualificação que a Portaria de 2017 introduziu através da diferenciação dos montantes das bolsas de estágio a atribuir aos níveis pós-superiores, introduzindo um novo aumento das bolsas para os estagiários com mestrado e doutoramento;
  • Rever o grupo de destinatários elegíveis a estágio, permitindo o acesso de jovens que tenham celebrado contratos de trabalho em férias escolares e também de pessoas que tenham prestado serviço nas Forças Armadas ao abrigo dos diferentes regimes de contrato e de contrato de voluntariado.

Valor das Bolsas de Estágio

Os estagiários têm direito a uma bolsa mensal, que varia em função do seu nível de qualificação. O IEFP apoia no pagamento da bolsa (suporta 65% ou mais destes valores, dependendo da tipologia do destinatário e do promotor) e a entidade empregadora cobre a parte restante dos custos.

Com as novas regras, os valores das bolsas para estagiários com qualificações de nível 7 e 8 (mestrado e doutoramento) aumentaram de 740,8 euros para 762,6 euros (equivalente a 1,75 Indexantes de Apoio Social — IAS) e de 762,6 para 806,1 euros (ou 1,85 IAS), respetivamente. Para os restantes níveis de qualificações, os valores das bolsas mantêm-se, como é o caso, por exemplo, das licenciaturas, cuja bolsa é de 719 euros (1,65 IAS).

Candidaturas aos Estágios Profissionais do IEFP

Pode candidatar-se a estes estágios através da internet, no IEFP online. O primeiro passo é inscrever-se nesta plataforma e depois pesquisar em “Ofertas de Estágio”. Se encontrar alguma oferta interessante, na sua área de residência, pode clicar nesse anúncio e efetuar a candidatura.

Durante o primeiro período de candidaturas que arranca podem ainda ser apresentados pedidos de concessão do Prémio ao Emprego, concedido à empresa que celebre com o estagiário um contrato de trabalho sem termo, no prazo máximo de 20 dias úteis a contar da data de conclusão do estágio.

Mais informações e esclarecimentos podem ser obtidos através do Centro de Contacto, disponível todos os dias úteis das 8h00 às 20h00, tel: 300 010 001.

Associação ACEGIS

A Associação ACEGIS reconhece-se enquanto entidade de referência nas áreas estratégicas da cidadania, inclusão, igualdade de género, empreendedorismo e inovação social.

Recomendamos!

Prémio BPI ”la Caixa” Solidário. Candidaturas até 1 de abril de 2019.

Estão abertas as candidaturas ao Prémio BPI "la Caixa" Solidário, uma iniciativa que visa apoiar projetos que promovam a transição e reinserção na vida ativa de jovens e adultos, bem como a promoção das suas necessidades básicas. As instituições privadas sem fins lucrativos podem candidatar-se até 1 de abril de 2019.

Câmara Municipal do Porto está a recrutar Técnicos/as Superiores nas áreas de Psicologia e/ ou Gestão

Câmara Municipal do Porto está a recrutar cinco Técnicos/as Superiores nas áreas de Psicologia e/ ou Gestão. Candidaturas até 25 de março de 2019.

Novo programa de formação digital para licenciados /as desempregados/as

Novo programa do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos vai qualificar desempregados/as com formação de nível superior para trabalhar em carreiras tecnológicas

Taxa de abandono escolar nunca foi tão baixa em Portugal

Em apenas sete anos, verificou-se uma redução em mais de 10 pontos percentuais na taxa de abandono escolar. De acordo com os números divulgados pelo INE, a taxa de abandono escolar alcançou o valor mais baixo de sempre (11,8%).

%d bloggers like this: