1ª Edição | Prémio de Jornalismo “Analisar a pobreza na Imprensa”, candidaturas até dia 08 de fevereiro de 2019.

Estão abertas, até 08 de fevereiro, as inscrições para a 1ª edição do Prémio de Jornalismo “Analisar a pobreza na Imprensa”, criado e promovido pela EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN).

 

O prémio visa distinguir profissionais que, através do seu trabalho, contribuem para um melhor conhecimento das situações de pobreza e de exclusão social.  A submissão de trabalhos publicados na imprensa nacional e na imprensa regional decorrer até ao próximo dia 8 de fevereiro de 2019.

O jornalismo sempre desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da vida democrática, denunciando os abusos dos direitos humanos. Ao longo dos últimos anos, a informação jornalística começou a desempenhar um papel importante, influenciando a própria interpretação da realidade e promovendo uma nova responsabilidade em termos de impacto político, social e cultural que a notícia pode ter no mundo global.

Desta forma, a responsabilidade dos meios de comunicação para não publicarem ou transmitirem mensagens discriminatórias corre sempre o risco de colocar em perigo a liberdade de informação. Assim, é importante ter presente as consequências que informações incorretas ou estereotipadas podem ter.

As notícias sobre pobreza e exclusão social podem, por vezes, ter por base simplificações excessivas e imagens estereotipadas de culpabilização. Uma imagem tendenciosa ou deturpada pode contribuir para a construção de uma atitude social negativa relativamente a determinados grupos, tendo um grande impacto negativo sobre a imagem dos mesmos.

A EAPN Áustria desenvolve, desde 2010, o prémio do jornalismo atribuído por pessoas em situação de pobreza e de exclusão. Tendo como modelo esta ação bem sucedida e , também, a experiência da EAPN Portugal ao nível do trabalho junto de cidadãos que vivenciam ou já vivenciaram situações de pobreza e/ou exclusão social, considerou-se pertinente reproduzir esta iniciativa, começando, numa primeira fase, apenas com a imprensa escrita.

Prémio de Jornalismo “Analisar a pobreza na Imprensa” | Objetivos

 

-  O prémio  visa distingue profissionais que, através do seu trabalho, contribuem para um melhor conhecimento das situações de pobreza e de exclusão social;

- Promover uma melhor qualidade de informação nos meios de comunicação social relativamente à pobreza e exclusão social, combatendo imagens erradas e estereotipadas sobre os mesmos;

- Premiar trabalhos publicados que retratem e/ou promovam uma imagem real da pobreza e da exclusão social no sentido de facultar uma clara informação sobre estas realidades nomeadamente sobre as suas causas, as suas consequências, as suas formas de expressão e alguns indicadores que explicam estas situações;

- Trabalhar de forma mais próxima com os meios de comunicação social no sentido de promover um maior conhecimento sobre os fenómenos da pobreza e da exclusão social.

 

O prémio abrange duas (2) categorias: imprensa escrita nacional e imprensa escrita regional. Os géneros jornalísticos em análise são, tanto na imprensa nacional como na regional, os seguintes: notícia; entrevista, reportagem, crónica, editorial, artigo de opinião.

 

 Todos os trabalhos candidatos a este prémio terão de reportar ao ano de 2018, sendo esse o ano da sua edição, quer nos jornais regionais, quer nos jornais nacionais. A submissão de trabalhos publicados na imprensa nacional e na imprensa regional decorrer até ao próximo dia 8 de fevereiro de 2019.

 

Consulte o regulamento do Prémio de Jornalismo Analisar a Pobreza na Imprensa no ficheiro em anexo.

Ainda não recebe a nossa newsletter?

Subscreva gratuitamente a newsletter da Associação ACEGIS e receba as notificações das nossa notícias e artigos no seu e-mail.

Subscrever Newsletter

Junte-se a 15.708 outros subscritores

Jogo Educativo – Cidadania 4KIDS! Está nas nossas mãos educar a geração que pode mudar o mundo. Ajude-nos e faça parte da nossa missão.

Ao COMPRAR está a APOIAR a Associação ACEGIS!

Jogo Educativo | Cidadania 4 KIDS

São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e muito mais!
%d bloggers like this: