Abertura de Candidaturas ao Programa de Apoio ao Associativismo Cigano

III Edição do PAAC – Programa de Apoio ao Associativismo Cigano

Programas & Financiamentos

As candidaturas à terceira edição do Programa de Apoio ao Associativismo Cigano (PAAC) decorrem até 08 de março e pretende continuar a apostar em projetos de capacitação das mulheres ciganas, promovendo a igualdade de género.

O ACM, I.P., lança esta terça-feira, dia 12 de fevereiro, a III Edição do PAAC – Programa de Apoio ao Associativismo Cigano para o ano de 2019, com a publicação do seu regulamento e respetivos anexos. O período de apresentação de candidaturas irá decorrer até dia 08 de março de 2019.

Continuando a apostar na mobilização, no envolvimento e na participação ativa das comunidades ciganas, em particular das associações ciganas na implementação da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC), revista na Resolução do Concelho de Ministros nº154/2018, de 29 de novembro, a III Edição do PAAC prevê que a duração dos projetos tenham um máximo de 12 (doze) meses, devendo o seu período de execução compreender o período decorrido entre 1 de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2019.

Entende-se, então, ser da maior pertinência lançar uma terceira edição, em moldes idênticos ao anterior, continuando a apostar nas estratégias de empoderamento das mulheres ciganas, promovendo assim a igualdade de género e/ou conciliação da vida profissional, pessoal e familiar.

À semelhança da edição anterior, os projetos visam o incentivo à promoção do combate à discriminação e sensibilização da opinião pública, a promoção de formação sobre cidadania, bem como a promoção do conhecimento da história, língua e cultura ciganas e outras ações que concorram diretamente para a execução das metas definidas nas prioridades estabelecidas pela ENICC..
 
A dotação financeira disponível  do programa é de 32.000,00 € (trinta e dois mil euros).

 

 

 

Sessões de Esclarecimento: Porto e Lisboa

As entidades interessadas poderão, durante o período de apresentação das candidaturas, colocar as suas dúvidas e/ou solicitar esclarecimentos adicionais através do e-mail naci@acm.gov.pt ou ainda nas Sessões de Esclarecimento previstas:

– Lisboa: 26 de fevereiro (terça-feira): 15h00 – 17h00, no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM), sito na Rua Álvaro Coutinho, nº 14 – 1150-025 Lisboa.
 
– Porto: 01 de março (sexta-feira): 15h00 – 17h00, em local a definir consoante o número de inscrições.

 

 

Siga-nos nas Redes Sociais

Artigo em Destaque na ACEGIS

2ª Edição da "Escola Amiga da Criança" | Candidaturas até 05 de abri

Uma iniciativa com o apoio da Associação ACEGIS. Saiba mais!

%d bloggers like this: