Bolsas Fulbright para Investigação, com o apoio da FCT

Apoio à realização de projetos de investigação em universidades ou centros de investigação nos Estados Unidos da América (EUA) – ano letivo 2019/2020

Bolsas Fulbright para Investigação, com o apoio da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, para o ano académico 2019/2020.

O período de candidatura tem início no dia 1 de janeiro e termina no dia 31 de janeiro de 2019.

Esta bolsa destina-se a bolseiros(as) de doutoramento diretamente financiados(as) pela FCT que tenham previsto, no âmbito do seu plano de formação, a realização de um período de investigação numa universidade ou centro de investigação norte-americano.

Áreas de estudo: Todas as áreas.

Requisitos

– Ser detentor(a) de uma Bolsa de Doutoramento diretamente financiada pela FCT;
– Bons conhecimentos de Inglês;
– Prova de concordância com o projeto por parte da instituição norte-americana;
– Prova de concordância com o projeto por parte do orientador científico do programa de doutoramento que o(a) candidato(a) está a realizar.

 

Processo de seleção

– Revisão geral das candidaturas recebidas e dos documentos anexados, em conformidade com as normas estabelecidas no Regulamento e com as Instruções de Candidatura.
– Entrevista.

 

Duração: De 4 a 9 meses.

Só são considerados(as) elegíveis os(as) candidatos(as) que:

– Possuam nacionalidade portuguesa; Não tenham beneficiado anteriormente de uma bolsa do Programa Fulbright;
– Não tenham residido nos EUA durante um período igual ou superior a 5 anos, nos 6 anos anteriores à data do concurso; Não possuam dupla nacionalidade, portuguesa e norte-americana.
– Não possuam autorização de residência (green card) nos EUA; Não possuam visto para os EUA válido entre a altura do concurso à bolsa e o início do período de estadia nos EUA.

 

Candidaturas

O período de candidatura tem início no dia 1 de janeiro e termina no dia 31 de janeiro de 2019.
As candidaturas são submetidas online através do formulário disponível em: https://iie.embark.com/apply/ffsp.

Além do formulário de candidatura preenchido em inglês e submetido online até às 23h59 (hora de Lisboa) do último dia do prazo, uma candidatura completa é constituída pelos seguintes elementos:

a) Três cartas de recomendação (Letters of Reference).
b) Cópia simples dos certificados ou diplomas comprovativos de cada grau académico obtido.
c) Carta de aceitação da instituição norte-americana. O(A) candidato(a) deverá entrar em contacto com a instituição onde pretende realizar o seu projeto e obter uma carta de aceitação que especifique as datas de início e de fim de estadia e eventuais custos e benefícios envolvidos.
d) Prova de concordância com o projeto por parte do(a) orientador(a) científico(a) do programa de doutoramento que o(a) candidato(a) está a realizar.
e) Autorização expressa do(a) candidato(a) para partilha entre a Fulbright e a FCT da informação constante dos seus processos em ambas as instituições e que seja essencial ao bom desenvolvimento do programa (documento disponível ao lado para download).
f) Cópia do Regulamento da bolsa assinada e rubricada pelo(a) candidato(a).
g) Os(As) candidatos(as) poderão ainda submeter cópias de trabalhos, artigos, livros, prémios, portefólios ou outros documentos que considerem relevantes.

Só serão consideradas as candidaturas que se encontrem completas dentro do prazo de candidatura.

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento da Bolsa Fulbright para Investigação com o apoio da FCT e das Instruções de Candidatura (Embark Instructions), disponíveis ao lado para download e a cujas disposições todos(as) os(as) candidatos(as) se encontram vinculados(as).

Os pedidos de informação sobre esta bolsa devem ser enviados por e-mail para program@fulbright.pt.

Ainda não recebe a nossa newsletter?

Faça da Associação ACEGIS o seu Portal de Carreira e Emprego na área da Economia Social e Solidária.

Subscrever Newsletter

Junte-se a 15.656 outros subscritores

Cidadania 4Kids! Um jogo desafiante que ensina às crianças os valores da cidadania, da igualdade, dos direitos humanos e a educar por um ambiente mais sustentável e ecológico.

Jogo Educativo | Cidadania 4 KIDS

São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e muito mais!
%d bloggers like this: