Associação ACEGIS

146 homens vítimas de violência sexual quebram o silêncio

146 homens vítimas de violência sexual procuraram o apoio da Quebrar o Silêncio nos primeiros 2 anos

A Quebrar o Silêncio é a primeira associação portuguesa de apoio especializado para homens sobreviventes de violência sexual. Além dos serviços de apoio que disponibiliza, desenvolve trabalho junto das escolas para a prevenção da violência sexual e na promoção de masculinidades cuidadoras.

A associação Quebrar o Silêncio ajudou, em dois anos, 146 homens vítimas de abusos sexuais.

De acordo com Ângelo Fernandes, fundador da associação, um em cada seis homens são vítimas de abusos antes dos 18 anos, a maioria das vítimas demora entre 20 a 30 anos a falar sobre os casos.

 

Nos dois primeiros anos de atividade, a  associação Quebrar o Silêncio registou um total de 247 pedidos de apoio, dos quais 146 foram homens sobreviventes de violência sexual, com uma média de idades de 34 anos, sendo que o homem mais novo tinha 18 anos e o mais velho 77 anos. 

São homens que, na sua maioria, falam do abuso de que foram vítimas pela primeira vez e que, também pela primeira vez, procuram apoio. Na maior parte dos 146 casos, foi a primeira vez que procuraram ajuda e fizeram-no 20 a 30 anos depois do abuso ocorrer.

De acordo com os dados da associação, na maioria dos casos o abusador é homem e a agressão ocorreu ou no seio da família ou por alguém conhecido, sobretudo na infância ou na pré-adolescência. 

Ângelo Fernandes, fundador da associação, destaca a importância de quebrar barreiras, crenças e estereótipos relacionados com a violência sexual masculina que ainda se encontram enraizados na sociedade.

“São obstáculos que precisam de ser desconstruídos com igual cuidado para que, cada vez mais, seja reconhecido e aceite que os homens e rapazes também são vítimas de violência sexual.”

Para assinalar o segundo aniversário da associação, a Quebrar o Silêncio uma campanha de divulgação e sensibilização sobre o abuso sexual de homens e rapazes.

No combate contra  a violência sexual, é fundamental que nenhuma vítima/sobrevivente – seja homem ou mulher – fique sem apoio. 

 

 

146 homens vítimas de violência sexual procuraram o apoio da Quebrar o Silêncio nos últimos 2 anos.

Não está sozinho!

Saiba como pode ter apoio em  www.quebrarosilencio.pt 

#quebrarosilencio

 

Ainda não recebe a nossa newsletter?

Subscreva gratuitamente a newsletter da Associação ACEGIS e receba as notificações das nossa notícias e artigos no seu e-mail.

Subscrever Newsletter

Join 18K other subscribers

Jogo Educativo – Cidadania 4KIDS! Está nas nossas mãos educar a geração que pode mudar o mundo. Ajude-nos e faça parte da nossa missão.

Ao COMPRAR está a APOIAR a Associação ACEGIS!

Jogo Educativo | Cidadania 4 KIDS

São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e muito mais!