OIT estima que 164 milhões de pessoas são trabalhadores/as migrantes

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que 164 milhões de pessoas sejam trabalhadores/as migrantes

Este número representa um aumento de 9% desde 2013, ano em que totalizavam 150 milhões. Alguns países de origem estão perder a parte mais produtiva de sua força de trabalho, diz o estudo.

Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), sobre migração estima que 164 milhões de pessoas são trabalhadores/as migrantes. Um aumento de 9% em relação a 2013.

Alguns países de origem estão perder "a parte mais produtiva de sua força de trabalho", gerando um impacto negativo no crescimento económico, diz o estudo.

 


De acordo com a 2ª edição das Estimativas Globais da OIT sobre Trabalhadores Migrantes Internacionais, que analisa o período entre 2013 e 2017, 164 milhões de pessoas são trabalhadores/as migrante. Traduzindo-se num aumento de 9% desde 2013.

A maioria dos trabalhadores migrantes - 96 milhões - são homens, enquanto 68 milhões são mulheres. Isso representa um aumento na proporção de homens entre os trabalhadores migrantes, de 56% para 58%, e uma diminuição de dois pontos percentuais na participação das mulheres, de 44% para 42%. 

A diretora do Departamento de Condições de Trabalho e Igualdade da OIT, Manuela Tomei, destaca que uma das conclusões deste estudo é a persistente discriminação entre os trabalhadores/as migrantes.

A responsável afirmou que enquanto um “enquanto um número crescente de mulheres migra autonomamente em busca de emprego nas últimas duas décadas, a discriminação que muitas vezes enfrentam devido ao seu género e nacionalidade reduz suas oportunidades de emprego nos países de destino em comparação com os homens”.

Alguns países de origem estão perder a parte mais produtiva de sua força de trabalho

Outro dado mostrado pelo estudo é que 87% dos trabalhadores/as migrantes estão em idade ativa, entre 25 e 64 anos. Isso sugere que alguns países de origem estão a perder o segmento mais produtivo de sua força de trabalho, o que pode gerar um impacto negativo no crescimento económico.

 

 

Estimativas Globais da OIT sobre Trabalhadores Migrantes Internacionais - Resultados e Metodologia

 

 

Cidadania 4Kids! Um jogo desafiante que ensina às crianças os valores da cidadania, da igualdade, dos direitos humanos e a educar por um ambiente mais sustentável e ecológico.

Jogo Educativo | Cidadania 4 KIDS

São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e muito mais!