Programa de Mentores para Migrantes, uma iniciativa do Alto Comissariado para as Migrações (ACM, I.P.)

Programa de Mentores para Migrantes, uma iniciativa que, através do voluntariado, promove experiências de troca, entreajuda e apoio entre cidadãos/ãs.

 

Programa de Mentores para Migrantes, uma iniciativa que, através do voluntariado, promove experiências de troca, entreajuda e apoio entre entreajuda e apoio entre voluntários/as (cidadãos/ãs portugueses/as) e migrantes (emigrantes e imigrantes) e/ou refugiados.


O Programa de Mentores para Migrantes é uma iniciativa promovida pelo Alto Comissariado para as Migrações e desenvolvida, por todo o país, por um conjunto de parceiros locais.

 

O Programa visa promover experiências de troca, entreajuda e apoio entre voluntários/as (cidadãos/ãs portugueses/as) e migrantes (emigrantes e imigrantes) e/ou refugiados. E simultaneamente, promover o conhecimento mútuo, em que as diferenças se esbatem na resolução das mesmas dificuldades, preocupações e desafios do dia-a-dia.

 

 

 

PARA QUE SERVE?


 Os/As imigrantes mentorados/as dispõem de uma oportunidade de resolver alguma necessidade ou apoio para concretizar um sonho.

 Os/As refugiados/as mentorados/as dispõem de um apoio voluntário na sua chegada e acolhimento em Portugal.

 Os/As emigrantes mentorados/as decididos/as a regressar podem contar com apoio e orientação para encontrar soluções adequadas à cosntrução do seu novo projeto pessoal e profissional em Portugal.

 Os/As mentores/as voluntários/as podem, a partir desta experiência, desenvolver mais as suas competências pessoais, abertura à diversidade e oportunidade de exercer a sua cidadania participativa.

 Por seu lado, as entidades associadas vêem nesta experiência uma oportunidade de enriquecimento pessoal dos seus/suas colaboradores/as também e, logo, no ambiente e na cultura organizacional.

 

 

O QUE PRETENDE ATINGIR?


Proporcionar apoio, acompanhamento, orientação para a resolução de dificuldades ou preocupações dos/as imigrantes com vista à sua integração.

Disponibilizar formas de ligação, acompanhamento ou apoio ao regresso dos emigrantesportugueses.

Proporcionar apoio, acompanhamento, orientação para a resolução de dificuldades ou preocupações dos/as refugiado/as que o nosso país acolhe.

Promover a igualdade de oportunidades e sensibilizar para a riqueza da diversidade.

Promover o voluntariado, a cidadania participativa e a troca positiva de experiências.

Contribuir para o enriquecimento pessoal, social e organizacional das pessoas e entidades envolvidas.

 

Programa de Mentores para Migrantes do Alto Comissariado para as Migrações (ACM, I.P.)

Cidadania 4Kids - um jogo desafiante que ensina às crianças os valores da cidadania, da igualdade, dos direitos humanos e a educar por um ambiente mais sustentável e ecológico.

Jogo Educativo | Cidadania 4 KIDS

São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e muito mais!
%d bloggers like this: