Governo lança fundo de 55 milhões de euros para projetos de inovação social

Governo lança Fundo de Inovação Social de 55 milhões de euros para projetos sociais. O anúncio foi feito esta quarta-feira na conferência internacional de tecnologia e inovação Web Summit.

O Fundo para a Inovação Social é um fundo de investimento público de 55 milhões de euros destinado a fomentar o investimento social e a facilitar o acesso a financiamento por parte de organizações sociais e PME’s que pretendem desenvolver projetos de inovação social em Portugal.

 

O objectivo é promover projectos por parte de organizações sociais e pequenas e médias empresas nas áreas da inclusão social e digital, educação, empregabilidade, saúde, envelhecimento activo ou igualdade de género. 

Fundo para a Inovação Social (FIS) - 55 milhões de euros

O fundo, que é o primeiro do género a ser criado com verbas do Fundo Social Europeu, tem uma dotação de 55 milhões de euros, destinando-se a promover a inovação e o empreendedorismo sociais, e a dinamizar o mercado de investimento social.

O FIS é um fundo de investimento público de 55 milhões de euros, destinado a fomentar o investimento social e a facilitar o acesso a financiamento por parte de organizações sociais e PMEs que pretendam desenvolver projetos sociais inovadores em áreas como a inclusão social, a inclusão digital, a educação, a empregabilidade, a saúde, o envelhecimento ativo ou a igualdade de género.

 

Duas linhas de financiamento

 

Funciona com duas linhas de financiamento: FIS Crédito, através da concessão de empréstimos bancários por instituições de crédito, em condições ajustadas às necessidades específicas de cada organização ou empresa, e FIS Capital, em regime de coinvestimento (até um máximo de 70%) com investidores privados em capital e quase capital de PMEs que desenvolvam projetos de inovação social.

 

As entidades que desejem aceder à linha crédito deverão dirigir-se ao banco, sendo que nenhum empréstimo será concedido sem que o Portugal Inovação Social valide previamente que o projeto a ser financiado é de inovação social.
Na linha capital, o Fundo vai coexistir com investidores privados, em pareceria no capital de pequenas e médias empresas, onde é o investidor privado que apresenta o projeto no qual quer investir junto da entidade gestora do Fundo ou do Portugal Inovação Social.

O mundo vive desafios «que requerem soluções inovadoras combinando perspetivas, recursos e atores diferentes», disse a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques na apresentação do Fundo para a Inovação Social, na Web Summit, em Lisboa

 «É a altura de apoiar as startups para ajudarem os Governos e a economia social a enfrentar as transformações sociais (...) precisamos de fazer o impacto social integrar os modelos de negócio».

 

A Portugal Inovação Social é o primeiro programa de um estado membro a utilizar fundos da União Europeia para dinamizar especificamente a inovação e o empreendedorismo social, sendo o FIS o primeiro instrumento financeiro criado no âmbito do Fundo Social Europeu.

 

 

Mais informações em www.fis.gov.pt.

Contactos: fis@inovacaosocial.portugal2020.pt 

Cidadania 4Kids! Um jogo desafiante que ensina às crianças os valores da cidadania, da igualdade, dos direitos humanos e a educar por um ambiente mais sustentável e ecológico.

Jogo Educativo | Cidadania 4 KIDS

São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e muito mais!
%d bloggers like this: