Associação ACEGIS

O século XXI ainda não erradicou a escravatura. Hoje existem mais pessoas em situação de escravidão do que em qualquer outro momento da história.

Em todo o mundo, 40,3 milhões de pessoas vítimas da escravatura moderna.

 

Todos os anos, centenas de milhares de pessoas são vítimas da escravatura moderna.

Homens e mulheres, rapazes e raparigas, em situação vulnerável, são vítimas de tráfico humano, servidão, trabalho forçado, trabalho infantil, casamento forçado, exploração sexual, exploração para pagamento de dívida.

 

Um crime contra a humanidade. Junte-se à luta contra a escravatura moderna.

 

2 de dezembro, Dia Internacional da Abolição da Escravatura

Dia Internacional da Abolição da Escravatura foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2004 e é celebrado a 2 de dezembro para evitar que trabalho forçado, servidão obrigatória, tráfico de crianças e mulheres, prostituição, escravatura doméstica, trabalho infantil, casamentos combinados, entre muitos outros, continuem a ser praticados.

A data lembra a assinatura da Convenção das Nações Unidas para a Supressão do Tráfico de Pessoas e da Exploração da Prostituição de Outrem, a 2 de dezembro de 1949.

 

 

As novas estimativas globais da escravatura moderna, revelam que é cada vez mais urgente implementar medidas imediatas e eficazes no combate à escravatura moderna, correndo o risco de falhar o objectivo 8.7 da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.

Só nos últimos cinco anos, 89 milhões de pessoas foram submetidas a várias formas de escravatura moderna por um período que varia de alguns dias a cinco anos.

Por isso, é cada vez mais urgente pedir ao mundo e unir todos os esforços no sentido de “tomar medidas imediatas e eficazes para erradicar o trabalho forçado, acabar com a escravidão moderna e o tráfico de pessoas, e assegurar a proibição e eliminação das piores formas de trabalho infantil, incluindo recrutamento e utilização de crianças-soldado, e até 2025 acabar com o trabalho infantil em todas as suas formas”.

Diretor-Geral da OIT, Guy Ryder

Factos e Números

Vítimas da Escravatura Moderna. #EndSlavery

Em 2016, cerca de 40,3 milhões de pessoas foram vítimas da escravatura moderna em todo o mundo.

– 24,9 milhões de pessoas foram submetidas a trabalho forçado;

– 15,4 milhões de pessoas tiveram de casar contra a sua vontade.

Mulheres e as meninas são as mais afetadas – 29 milhões.

mais de sete em cada dez pessoas (71%).

As mulheres e as meninas são mais afetadas por este flagelo, somando quase 29 milhões do total de pessoas afetadas pela escravatura moderna, ou seja, mais de sete em cada dez pessoas (71%).

Crianças vítimas de escravatura moderna – 10 milhões

Uma em cada quatro vítimas de escravatura moderna são crianças.

Uma em cada quatro vítimas de escravatura moderna são crianças.

 As crianças  representam 37% das vítimas de casamentos forçados, 21,3%  de exploração sexual forçada e 19% do trabalho forçado.

Casamento Forçado – 15,4 milhões de vitimas

Muitas são compradas, vendidas ou mesmo fazer parte da herança de alguém.

Mais de um terço dos 15,4 milhões de vítimas de casamentos forçados tinha menos de 18 anos aquando do casamento, a maioria são mulheres e meninas (84%).

 

Quase de metade das vítimas tinha menos de 15 anos no momento do casamento (44%).

A vítima mais jovem da amostra tinha 9 anos quando foi forçada a casar.

Trabalho Infantil – 152 milhões de crianças

Uma em cada dez crianças de todo o mundo.

O trabalho infantil, por seu lado, envolve 152 milhões de crianças – 64 milhões de meninas e 88 milhões de meninos. Ou seja, uma em cada dez crianças de todo o mundo.

 

Muitas delas estão envolvidas em trabalhos perigosos pondo em risco a sua saúde, segurança e desenvolvimento moral. Um grande número das crianças submetidas a trabalho infantil encontra-se fora do sistema educativo.

Na faixa etárias entre os cinco e os 14 anos, há 36 milhões de crianças que trabalham e não estão escolarizadas.

Factos e Mitos da Escravatura Moderna

A escravatura moderna está em toda parte, mas passa despercebida pela maioria de nós.

 

A escravatura moderna é comum

 

25 milhões de pessoas vítimas de trabalho forçado. 150 biliões de dólares de lucros ilegais.

A escravidão moderna está em toda parte, mas passa despercebida pela maioria de nós. Hoje existem mais pessoas em situação de escravidão do que em qualquer outro momento da história.

Há mais de 25 milhões de crianças, mulheres e homens que vivem em situação de escravidão moderna, o equivalente a 3 em cada 1.000 pessoas em todo o mundo. 

Se vivessem todas numa única cidade, seria uma das maiores cidades do mundo.

A escravatura moderna está em toda parte

Existem mais de 1,5 milhões de pessoas que trabalham em condições escravatura em todos os continentes do mundo desde a Europa, à América do Norte, ao Japão e à Austrália.

 

Os países desenvolvidos e da Europa são os que mais lucram com a escravatura moderna.

O lucro anual por vítima de trabalho forçado é muito mais alto em países desenvolvidos e na União Europeia do que em qualquer outra parte do mundo.

Cerca de uma em cada cinco pessoas são vítimas de exploração sexual

A maior parte das pessoas vítimas da escravatura moderna trabalha em indústrias como agricultura, pesca, construção, confecção têxtil, mineração, serviços e trabalho doméstico.

Cerca de uma em cada cinco pessoas são vítimas de exploração sexual.

 

A escravatura moderna é um dos negócios mais rentáveis do mundo

Um estudo recente da Organização Internacional do trabalho estimou que a escravatura moderna gera mais de 150 biliões de lucro todos os anos, o equivalente à soma dos lucros das quatro empresas mais rentáveis do mundo.

 


 

A escravatura moderna é uma grave violação dos direitos humanos e um atentado à integridade e dignidade das suas vítimas.

Hoje a servidão, o trabalho forçado, o trabalho escravo, o tráfico de seres humanos, a prostituição forçada, incluindo de crianças, a exploração sexual, os casamentos forçados e o trabalho infantil constituem as novas formas de escravidão moderna.

Um crime hediondo que exige todos os esforços para proteger os cidadãos e as cidadãs mais vulneráreis. Por detrás de cada vítima está um ser humano, privado da sua liberdade e tratado como uma mercadoria para a obtenção de lucro.

Junte-se à luta contra a escravatura moderna e todas as formas de negação dos direitos e da dignidade do ser humano.  #EndSlavery

 

por, Susana Pereira
Fundadora da Associação ACEGIS

 


 

 
 

Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

Artigos Relacionados

Todos os Direitos Reservados.

Telefone: (+351) 212 592 663

Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.

Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.

© ACEGIS - ONGD

Partilhar

Like this:

Like Loading...