As mulheres rurais representam mais de um terço da população mundial

As mulheres rurais representam mais de um terço da população mundial

"Infra-estrutura sustentável, serviços e proteção social para a igualdade de género e o empoderamento de mulheres e meninas rurais" é o lema de 2018 para assinalar o Dia Internacional da Mulher Rural, a 15 de Outubro.

"O empoderamento de mulheres e meninas rurais é essencial para construir um futuro próspero, equitativo e pacífico para todos num planeta saudável". - António Guterres, Secretário Geral das Nações Unidas

Dia Mundial da Mulher Rural, 15 de outubro

 

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Mulher Rural, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) a 15 de outubro de 1995, pretende elevar a consciência mundial sobre o papel da mulher.

As mulheres rurais representam mais de um terço da população mundial e são afetadas de forma desproporcional pela pobreza e insegurança alimentar.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) as mulheres constituem cerca de 43% da mão-de-obra agrícola nos países em desenvolvimento.

Elas representam uma proporção substancial da força de trabalho agrícola e desempenham a maior parte do cuidado não remunerado e do trabalho doméstico nas famílias das áreas rurais: executam tarefas intensas, trabalham longas horas e informalmente, são mal remuneradas, têm pouca proteção social ou segurança.

Nas economias baseadas fundamentalmente na agricultura, as mulheres rurais chegam a representar mais de 70% da força de trabalho.

 A igualdade de oportunidades para homens e mulheres é condição prévia para uma política de desenvolvimento rural bem sucedida e para o crescimento sustentável das zonas rurais.

É essencial promover a participação das mulheres em todos os domínios da economia rural para que possam contribuir e beneficiar do desenvolvimento sustentável.

 

 

por Susana Pereira

Fundadora da Associação ACEGIS

 

Cidadania 4Kids! Um jogo desafiante que ensina às crianças os valores da cidadania, da igualdade, dos direitos humanos e a educar por um ambiente mais sustentável e ecológico.

Jogo Educativo | Cidadania 4 KIDS

São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e muito mais!
%d bloggers like this: