Encontro Nacional do Dia Municipal para a Igualdade

Encontro Nacional do Dia Municipal para a Igualdade | 24 de outubro, no auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro

Susana Pereira, em representação da Associação ACEGIS, estará presente no encontro.

A Associação ACEGIS reforça a necessidade de implementar políticas e estratégias municipais que visem a promoção da igualdade entre homens e mulheres, enquanto parte integrante das estratégias de desenvolvimento social e económico local.

O envolvimento das autarquias e dos organismos da administração pública justamente por desenvolverem um trabalho de maior proximidade com as populações, são as entidades melhor colocadas e que detêm os meios de intervenção mais eficazes na promoção de estratégias de igualdade de género.

Como tal, devem assumir um papel preponderante e parte integrante na definição de todas as políticas públicas e estratégias de desenvolvimentos social e económico a nível local, promovendo desta forma a igualdade entre sexos, e valorizando o papel da mulher e sua participação em todas as esferas da vida em sociedade.

Nenhuma região ou país pode alcançar o progresso e desenvolvimento económico enquanto deixar de fora uma parte significativa da sua população. A integração da perspectiva de género é a estratégia inteligente para o desenvolvimento económico sustentável a nível local. É tempo de #IgualdadeReal.

Encontro Nacional do Dia Municipal para a Igualdade

No âmbito da comemoração do Dia Municipal para a Igualdade, realiza-se no Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro, a 24 de outubro, o Encontro Nacional do Dia Municipal para a Igualdade, no qual se vai debater o papel dos municípios, as ferramentas e estratégias a utilizar para se alcançar a igualdade entre mulheres e homens.

A sessão de abertura conta com a presença de Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade e Pedro Delgado Alves, Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar.

O encontro inicia-se com a conferência “Igualdad y conciliación en las políticas locales”, a cargo de Mónica Gelambi Torrel, Keynote Speaker Gender Consulting.

Seguido do painel “Recursos e Instrumentos de Mainstreaming de Género na Vida Local” com intervenção de Virgínia Ferreira, do LGE – Local Gender Equality que abordará a temática “Guias e Recursos para Intervenção da Igualdade de Género nas Políticas Municipais Sectoriais”.

 

O Encontro Nacional encerrará com a entrega dos Prémios “Viver em Igualdade” 2018 aos municípios vencedores que apresentaram boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, quer na sua organização ou funcionamento, quer nas atividades por si desenvolvidas.

A apresentação e introdução à cerimónia da entrega do Prémio estará a cargo de Teresa Fragoso, Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Cidadania 4Kids! Um jogo desafiante que ensina às crianças os valores da cidadania, da igualdade, dos direitos humanos e a educar por um ambiente mais sustentável e ecológico.

Jogo Educativo | Cidadania 4 KIDS

São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e muito mais!