Campanha #RespectBattles da APAV: Contra a Discriminação

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) lança o movimento #respectbattles, uma campanha com o objetivo de combater crimes e discurso de ódio, protagonizada por cinco figuras do hip-hop português: Malabá, ACE, M7, Papillon e Estraca.

Chama-se #respectbattles e é uma campanha que tem como objetivo combater crimes e o discurso de ódio. Para isso, foram convidadas várias personalidades do hip hop nacional para darem voz a estas mensagens: Malabá, ACE, M7, Papillon e Estraca.

 

A campanha inspira-se no conceito das Rap Battles, as batalhas musicais que têm o ódio como génese e onde são trocadas ofensas e insultos, à semelhança do que acontece na relação entre quem odeia e quem é alvo desse ódio. Nesta campanha, a luta é contra o ódio e não contra as pessoas. Aqui, os protagonistas são colocados frente-a-frente com as vítimas – que, em vez de gritarem palavras de ódio, gritam palavras de respeito.

A campanha é composta por cinco vídeos, todos com uma batalha de rap, todos por uma causa diferente. Além do vídeo de M7, já estão disponíveis outros dois: um de Malabá sobre vários tipos de discriminação e outro da autoria de Ace sobre ódio étnico e racial. A 15 de Outubro sairá o vídeo de Papillon sobre a intolerância religiosa e a 22 o de Estraca que abordará o ódio a imigrantes e refugiados.

A campanha Respect Battles foi desenvolvida no âmbito do projeto "Ódio Nunca Mais: Formação e Sensibilização para o Combate aos Crimes de Ódio e Discurso de Ódio".

Este projeto, promovido pela APAV, conta com o cofinanciamento do Programa Justiça da União Europeia e com a parceria nacional da Polícia Judiciária e da Procuradoria-Geral da República, bem como com a parceria associada da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, e ainda com organizações europeias parceiras - Faith Matters (Reino Unido), Solidarci (Itália), Swedish Crime Victim Compensation and Support Authority (Suécia), Victim Support Austria (Áustria) e Victim Support Malta (Malta).

O movimento Respect Battles será também difundido nos países das entidades parceiras.

 

Veja aqui os vídeos já revelados da campanha Respect Battles.

 

 

Cidadania 4Kids! Um jogo desafiante que ensina às crianças os valores da cidadania, da igualdade, dos direitos humanos e a educar por um ambiente mais sustentável e ecológico.

Jogo Educativo | Cidadania 4 KIDS

São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e muito mais!
%d bloggers like this: