Concurso: “Livres e Iguais: Escolas pelos Direitos Humanos”

Concurso: “Livres e Iguais: Escolas pelos Direitos Humanos”. Apresentação de candidaturas até 8 de outubro de 2018.

O concurso insere-se na comemoração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos 40 anos da adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos.

Esta iniciativa visa premiar o melhor projeto das escolas que, através das suas práticas de ensino e de educação, promovam o respeito pelos direitos e liberdades consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, nomeadamente ascendência, sexo, origem racial, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.

 

O concurso "Livres e Iguais: Escolas pelos Direitos Humanos" é dirigido aos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas da rede pública, às escolas profissionais públicas e privadas, bem como aos estabelecimentos de ensino particular e cooperativo, localizados em Portugal.

 

As escolas interessadas deverão apresentar a sua candidatura, através do formulário disponível em www.dge.mec.pt , até dia 8 de outubro. Os trabalhos deverão refletir uma perspetiva de vivência dos direitos humanos e das liberdades fundamentais na escola, no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania da Escola.

 

Os/as alunos/as (máximo 20) que mais se destaquem na realização das atividades da escola vencedora serão premiados com uma viagem a Paris, onde terão a oportunidade de visitar a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e outras organizações internacionais sediadas na capital francesa.

 

Para mais informações, consulte o Regulamento do concurso dinamizado pelo Ministério da Educação, através da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, da Direção-Geral da Educação e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, para assinalar os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas no dia 10 de dezembro de 1948 e os 40 anos da adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos.

 

A cerimónia pública de entrega do prémio vai ter lugar a 10 de dezembro, no Dia Nacional dos Direitos Humanos.

 

A candidatura deve ser apresentada até 8 de outubro de 2018.

 

Cidadania 4Kids! Um jogo desafiante que ensina às crianças os valores da cidadania, da igualdade, dos direitos humanos e a educar por um ambiente mais sustentável e ecológico.

Jogo Educativo | Cidadania 4 KIDS

São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e muito mais!
%d bloggers like this: