Campanha de Verão Contra a Violência Doméstica

Campanha de verão alerta para sinais e comportamentos indiciantes do crime de violência doméstica. E divulga a aplicação que permite pedir ajuda e encontrar recursos de apoio a vítimas de violência doméstica.
Campanha de verão alerta para a violência doméstica
Ajudar as mulheres e os homens a reconhecer sinais e comportamentos indiciantes do crime de violência doméstica; alertar e sensibilizar divulgando os números mais recentes que nos indicam que 858 mulheres e 834 crianças foram acolhidas em casas abrigo por todo o país, em 2017, e divulgar esta ferramenta digital é o objetivo desta Campanha de Verão Contra a Violência Doméstica levada a cabo pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade.
“Denunciar situações de Violência Doméstica é cada vez mais fácil e seguro”, indica a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, a propósito do reforço na divulgação da App VD – APPoio Contra a Violência Doméstica, bem como da necessidade de sensibilizar todas as pessoas a denunciarem comportamentos abusivos.
Em parceria com os CTT e com a Associação de Direitos Humanos Akto, será distribuído por mais de um milhão de caixas de correio de todo país, incluindo as ilhas, um folheto informativo e de sensibilização sobre esta resposta digital que o Governo Português disponibiliza, assim como a enumeração e descrição de comportamentos, dados e situações de violência doméstica.

 

App VD – APPoio Contra a Violência Doméstica

A AppVD é uma aplicação para telemóvel que permite pedir ajuda e encontrar recursos de apoio a vítimas de violência doméstica.
A aplicação permite ficar a conhecer os serviços e recursos que estão disponíveis e mais próximos, bem como os contactos necessários para fazer uma denúncia, pedir uma informação ou encontrar entidades que podem prestar apoio a vítimas de violência doméstica.
A utilização da aplicação é muito simples e gratuita.
Através da AppVD é possível escolher um distrito e selecionar o tipo de resposta ou recursos que procura e que estão mais próximos atendendo à sua localização: Hospitais, serviços locais de Segurança Social, Câmaras Municipais, Estruturas de Apoio à Vítima, Forças de Segurança, etc.
Podem ainda ser enviadas mensagens electrónicas ou feitas chamadas telefónicas para as instituições directamente a partir da aplicação.
À distância de um simples clique, a App VD é uma aplicação gratuita, disponível na App Store e Google Play, na qual as pessoas podem, a partir dos seus smartphones, aceder a informação atual e oficial sobre todos os serviços da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD).
A aplicação pode ser descarregada gratuitamente na Loja da Apple ou no Google Play.
Após descarregar a App VD basta escolher um distrito e a resposta que procura, por categorias: Estruturas de Apoio à Vítima, Forças de Segurança, Câmaras Municipais, Intervenção com Agressores, Justiça, Proteção de Crianças e Jovens, Saúde ou Serviços locais de Segurança Social. Podem ser realizadas chamadas telefónicas ou o envio de mensagens eletrónicas diretamente a partir desta aplicação.
Todas as pessoas que tenham dúvidas, questões e/ou problemas na área da Violência Doméstica, assim como profissionais que acompanham e encaminham estes casos podem, através de um smartphone, esclarecer e denunciar situações abusivas de forma imediata.
Subscreva a nossa newsletter e receba no seu email toda as nossas notícias e artigos.

FIQUE A PAR DAS NOSSAS NOTÍCIAS! 

Newsletter ACEGIS

Junte-se a 13.948 outros subscritores

Ao clicar em “Subscrever”, está a aceitar a nossa política de privacidade.

Associação ACEGIS - ONGD

Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social
Consulte a nossa Política de Privacidade. © ACEGIS, direitos reservados. 

Partilhe este artigo!


 

%d bloggers like this: