Violência no Namoro: a necessidade de quebrar o ciclo da violência

  • Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

    A ACEGIS reconhece-se enquanto entidade de referência nas áreas estratégicas da cidadania, inclusão, igualdade de género, empreendedorismo e inovação social. Intervimos ativamente pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva!

  • Espanha. Grupo 'La Manada' libertado sob fiança de seis mil euros Esta quinta-feira o Tribunal de Navarra decretou que os cinco homens seriam libertados, na condição de pagarem, cada um, uma caução de seis mil euros. O grupo de cinco homens conhecidos como La Manada (A Manada) foi esta sexta-feira libertado sob caução. O Tribunal de Navarra […]

Violência no Namoro: a necessidade de quebrar o ciclo da violência

14 Fevereiro, 2018
/ / /
Comments Closed

Violência no Namoro: a necessidade de quebrar o ciclo da violência

Dois estudos revelam uma realidade preocupante que exige uma intervenção mais precoce face à probabilidade de as atuais vítimas de violência no namoro se tornarem, mais tarde, vítimas de violência doméstica.

Prevenir e sensibilizar, face à forte probabilidade de que as atuais vítimas de violência no namoro se tornarem, mais tarde, vítimas de violência doméstica.

No Dia dos Namorados procuramos alertar e dar visibilidade à problemática da violência no namoro. Salientando a importância da prevenção e sensibilização para a violência no namoro, atendendo às possíveis consequências, nomeadamente a prevalência da violência doméstica na vida adulta.

Violência no Namoro - Indicadores

68,5% dos/as jovens aceita pelo menos um comportamento de violência como natural
O mais recente estudo nacional da UMAR (2018), com uma amostra de cerca de 4600 jovens e uma média de idades de 15 anos, alerta para as elevadas taxas de vitimação e, sobretudo, de legitimação da violência.
A maior parte dos/as jovens (68,5%) considera como natural algum dos comportamentos que configuram a violência no namoro.

 
56,5% dos estudantes universitários/as foram expostos a pelo menos uma forma de violência
Um estudo sobre violência no namoro em contexto universitário, promovido pela Associação Plano i,  mostra que mais de metade dos/as inquiridos/as foi vítima de violência no namoro e 37% admitem já tê-la praticado.

Mais de metade dos casos (56,5%) dos/as jovens foram expostos a pelo menos uma forma de violência no namoro. A forma mais frequente de violência no namoro é a violência psicológica — presente em 90,6% dos casos reportados ao Observatório.
Em 10,9% das situações, as vítimas foram ameaçadas de morte por namorados/as ou ex-namorado/a.
Estes são alguns dos resultados do Estudo Nacional sobre a Violência no Namoro, no âmbito do Programa UNi+ — Prevenção da Violência no Namoro em Contexto Universitário, promovido pela Associação Plano i.
Subscreva a nossa newsletter e receba no seu email toda as nossas notícias e artigos.

FIQUE A PAR DAS NOSSAS NOTÍCIAS! 

Newsletter ACEGIS

Junte-se a 13.356 outros subscritores

Associação ACEGIS - ONGD

Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

About Author

About ACEGIS

ACEGIS - Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

Comments are closed.

  • Jogo Educativo – Cidadania 4Kids!

  • UMA FORMA DIVERTIDA DE APRENDER CIDADANIA!

    São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e muito mais!

    100% Português. 100% Solidário.

    Ao COMPRAR está a APOIAR a Associação ACEGIS!

  • ECONOMIA SOCIAL EM DESTAQUE | ATUALIDADEInformação e atualidade no âmbito da Economia Social e Solidária

    Abertura Candidaturas para Financiamento de Projetos no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental

    11 Julho, 2018
    Abertura de Candidaturas para Financiamento de Projetos no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental A Direção-Geral da Saúde abriu 6 concursos para financiamento de projetos no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental para entidades coletivas privadas sem fins lucrativos. Candidaturas até 25 de julho de 2018. A Direção-Geral da Saúde (www.dgs.pt) […]

    Cerdeira – A primeira Aldeia da Inovação Social

    3 Julho, 2018
    Cerdeira – A primeira Aldeia da Inovação Social Nos dias 4 e 5 de julho, a Aldeia da Cerdeira, na Serra da Lousã, será palco do melhor da inovação social, reunindo, num só espaço, os projetos de inovação social mais relevantes que se realizam em Portugal. Saiba mais, aqui. A Aldeia do Xisto de Cerdeira, situada […]
54 visitantes ligados agora
8 visitantes, 46 bots, 0 membros