Lançamento do Projeto de Homenagem Nacional a Maria de Lourdes Pintasilgo

Projeto “Ouvir o Presente, Cuidar o Futuro: Homenagear Maria de Lourdes Pintasilgo”

A Fundação Cuidar o Futuro e a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, em parceria com o Graal, apresentam o projeto ‘Ouvir o Presente, Cuidar o Futuro: Homenagear Maria de Lourdes Pintasilgo’, no próximo dia 18 de janeiro, em Abrantes, por ocasião do aniversário de nascimento de Maria de Lourdes Pintasilgo.

A homenagem enquadra-se nas comemorações dos 40 anos da institucionalização da Comissão da Condição Feminina – atualmente Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género -, organismo criado por Maria de Lourdes Pintasilgo enquanto Ministra dos Assuntos Sociais.

Projeto “Ouvir o Presente, Cuidar o Futuro: Homenagear Maria de Lourdes Pintasilgo” | 18 de janeiro, Abrantes

 

No dia em que Maria de Lourdes Pintasilgo completaria 88 anos de idade – 18 de janeiro de 2018 -, a Fundação Cuidar O Futuro e a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, em parceria com o Graal, apresentam o projeto ‘Ouvir o Presente, Cuidar o Futuro: Homenagear Maria de Lourdes Pintasilgo’, na Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes, sua terra natal.

 

É a ocasião se dar início a uma homenagem a Maria de Lourdes Pintasilgo, a única mulher Primeira Ministra em Portugal. Esta homenagem enquadra-se nas comemorações dos 40 anos da institucionalização da Comissão da Condição Feminina – atualmente Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género -, organismo criado por Maria de Lourdes Pintasilgo enquanto Ministra dos Assuntos Sociais.

Sob o lema Cuidar o Futuro – Uma mensagem para o mundo, a sessão conta com a presença da Senhora Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, do deputado e Vice-Presidente à Assembleia da República, José Manuel Pureza, da Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, da Presidente da Fundação Cuidar o Futuro, Margarida Santos, da representante do Graal e Professora na Universidade Nova, Maria Antónia Coutinho, e da Presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, Alexandra Silva.

Nesta sessão será debatido o pensamento de Maria de Lourdes Pintasilgo e será lançada a 2ª edição do Relatório Cuidar o Futuro – Um Programa Radical para Viver Melhor e de 4 números dos Cadernos Temáticos Maria de Lourdes Pintasilgo e os desafios da sociedade contemporânea.

 


Sobre o projeto Ouvir o Presente, Cuidar o Futuro: Homenagear Maria de Lourdes Pintasilgo

No âmbito da comemoração dos 40 anos da institucionalização da Comissão da Condição Feminina, e com o apoio da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade e da Comissão para a Cidadania e Igualdade Género, a Fundação Cuidar o Futuro e a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres desenvolvem em parceria o Projeto Ouvir o Presente, Cuidar o Futuro: Homenagear Maria de Lourdes Pintasilgo.

 

O projeto decorre até julho de 2019 e tem como objetivos:

  • Disseminar o legado de Maria de Lourdes Pintasilgo enquanto figura cívica, pública e política de relevo a nível nacional e internacional;
  • Aprofundar, reforçar e democratizar o conhecimento e o reconhecimento da ação e do pensamento inovador de Maria de Lourdes Pintasilgo;
  • Promover a ação e a mobilização social, especialmente das mulheres, a partir da reflexão de Maria de Lourdes Pintasilgo;
  • Identificar pistas sobre novas propostas de organização social e de um novo compromisso coletivo para com o futuro, utilizando o pensamento e a metodologia de consulta e envolvimento social defendida por Maria de Lourdes Pintasilgo;
  • Contribuir para a concretização de uma homenagem nacional a Maria de Lourdes Pintasilgo que reconheça adequadamente o seu papel pioneiro e inovador na sociedade portuguesa.

 

Este projeto materializa-se num conjunto de atividades a desenvolver em três grandes áreas: Estudos e Publicações; Mobilização local através de audições públicas; e uma Homenagem Nacional a Maria de Lourdes Pintasilgo, a ter lugar na Assembleia da República.

Projeto “Ouvir o Presente, Cuidar o Futuro: Homenagear Maria de Lourdes Pintasilgo” | 18 de janeiro, Abrantes

A sessão será presidida pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro.

Projeto ‘Ouvir o Presente, Cuidar o Futuro: Homenagear Maria de Lourdes Pintasilgo’, no próximo dia 18 de janeiro, em Abrantes, por ocasião do aniversário de nascimento de Maria de Lourdes Pintasilgo.

Associação ACEGIS - ONGD

Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social