Prémio Nobel da Paz foi entregue à Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares

Prémio Nobel da Paz foi entregue à Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares.

Prémio Nobel da Paz foi entregue à Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares

Ao receber o Nobel da Paz este domingo, em Oslo, a diretora executiva da ICAN, alertou que o mundo enfrenta uma escolha importante: “Ou o fim das armas nucleares ou o nosso fim”

A ICAN foi criada em 2017 em Genebra, reúne quase 500 ONGs em mais de 100 países.

Nos últimos dez anos tem vindo a alertar par as consequências catastróficas de qualquer uso de armas nucleares e une esforços para alcançar uma proibição baseada em tratados sobre as armas.

Nenhum dos nove países com armas nucleares, incluindo os Estados Unidos, a Rússia e outras potências nucleares - Reino Unido, França, Israel, China, Índia, Paquistão e Coreia do Norte - participou nas negociações do Tratado da ONU para a proibição de armas nucleares.

Prémio Nobel da Paz já foi entregue à Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares.


 

Ao receber o Nobel da Paz este domingo, em Oslo, a diretora executiva da Campanha Internacional pela Abolição de Armas Nucleares, alertou que o mundo enfrenta uma escolha importante: “Ou o fim das armas nucleares ou o nosso fim”.

Beatrice Fihn, diretora-executiva da ICAN, recebeu o Nobel ao lado de Setsuko Thurlow, de 85 anos, sobrevivente da bomba atómica lançada sobre Hiroshima, no Japão, que fez questão de dizer: "Ouçam os nossos avisos e saibam que as vossas ações têm consequências. Cada um de vós é parte de um ciclo de violência que ameaça a humanidade".

 


A ICAN foi criada em 2017 em Genebra, reúne quase 500 ONGs em mais de 100 países, nos últimos dez anos a alertar par as consequências catastróficas de qualquer uso de armas nucleares e une esforços para alcançar uma proibição baseada em tratados sobre as armas.

Em julho deste ano, 122 nações adotaram um Tratado da ONU para a proibição de armas nucleares.

O trato proíbe uma ampla gama de atividades relacionadas a armamentos nucleares, tais como desenvolver, testar, produzir, manufacturar, adquirir, possuir ou estocar armas ou outros utensílios nucleares explosivos, assim como o uso ou a ameaça de uso de armas nucleares. 

No entanto, nenhum dos nove países com armas nucleares, incluindo os Estados Unidos, a Rússia e outras potências nucleares - Reino Unido, França, Israel, China, Índia, Paquistão e Coreia do Norte - participou nas negociações. 

 

Associação ACEGIS - ONGD

Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

O Cidadania 4Kids é o primeiro Jogo Educativo que ensina às crianças os valores da cidadania, da igualdade, dos direitos humanos e a educar por um ambiente mais sustentável e ecológico.