4ª edição da MICAR – Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista

2017 marca a 4ª edição da MICAR – Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista. Os últimos 3 anos foram para o SOS RACISMO, promotor deste evento, uma enorme aventura e aprendizagem.
.
São mais de 30 filmes a esta sala que nos acolhe - entre curtas e longas metragens, ficção, animação e documentário – sobre as temáticas da imigração, do racismo, da xenofobia e da discriminação.
A Mostra abriu ainda espaço ao debate e à reflexão a partir das conversas que antecedem e que se seguem aos filmes, dos convidados que partilham a sua experiência de viva voz e aqueles que colaboram com os seus textos para a publicação que acompanha a MICAR.
Este é um evento de cinema que combate o racismo e pela participação crescente de cidadãos e cidadãs, amantes do cinema e da diversidade.

.
Todas as sessões têm entrada gratuita, embora sujeita a levantamento prévio de bilhetes, os quais estarão disponíveis na bilheteira do Teatro Municipal do Porto - Rivoli.

 

Filmes em exibição

De 13 a 15 de outubro de 2017 | Teatro Municipal do Porto – Rivoli.

“I am not your negro” é um documentário sobre as palavras do escritor e ativista James Baldwin, que na década de 1970 anunciou o seu propósito de contar a história dos EUA, através da história de três amigos assassinados: Medgar Evars, Malcolm X e Martin Luther King.

A viagem de Baldwin tem como propósito analisar o racismo na América e as suas origens, abarcando também os seus principais motores, como a cultura e a indústria cinematográfica, peças essenciais na construção da imagem do negro como um “outro” inferior.

Vencedor de um Urso de Ouro na edição de 2016 do Festival Internacional de Cinema de Berlim, “Fogo no Mar” é um documento brilhante sobre a tragédia vivenciada por milhares de pessoas às portas da Europa.

O olhar de Gianfranco Rosi fixa-se na pequena ilha italiana de Lampedusa e acompanha os dois mundos que ali partilham um mesmo espaço, e que raramente se cruzam: o mundo dos seus habitantes e aquele dos migrantes que ali procuram liberdade e dignidade, levando consigo diferentes histórias de vida e carregando um pesado fardo – a travessia do mediterrâneo, em condições desumanas e sem segurança, e o testemunho de muitas vidas perdidas.

Não sou o teu negro | 15 Out – 14h30

Fogo no Mar