Prémio Mulheres Inovadoras da UE 2018

De 5 de setembro a 15 de novembro de 2017, encontram-se abertas as candidaturas à 5.ª Edição do Prémio UE para Mulheres Inovadoras, promovido pela Comissão Europeia.
O Prémio irá distinguir três das mulheres empresárias europeias mais inovadoras e uma jovem inovadora, sendo o 1.º Prémio no valor de €100 000.

EU Prize for Women Innovators

The European Commission launches the 2018 edition of the Women Innovators Prize. Apply by 15 November 2017.

Está aberto a quinta edição do concurso para o Prémio da União Europeia para Mulheres Inovadoras de 2018, que reconhece as mulheres empreendedoras que de forma bem-sucedida trouxeram inovações para o mercado.
Segundo Carlos Moedas, Comissário da Investigação, Ciência e Inovação, o «Prémio da UE para Mulheres Inovadoras oferece reconhecimento público a empresárias destacadas e inspira outras mulheres a seguir os seus passos».
O Prémio visa distinguir mulheres que obtiveram êxito ao trazer as suas ideias inovadoras para o mercado no campo da ciência e inspirar outras a seguir os mesmos passos.
Este ano, mulheres de qualquer nacionalidade que vivam num país europeu, que tenham fundado ou cofundado uma empresa com um volume de negócios igual ou superior a 100 000 EUR, também podem candidatar-se.
 .
Critérios de elegibilidade
Para ser elegível a concurso a candidata deve respeitar os seguintes critérios:
  • Ser uma mulher residente num Estado-Membro da UE ou num país associado ao Horizonte 2020;
  • Ser fundadora ou cofundadora de uma empresa ativa e existente
  • A candidata ou a empresa terem beneficiado de financiamento da UE.
Prémios
Os prémios a atribuir serão uma compensação pecuniária:
  • 1º lugar – 100 000 EUR
  • 2º lugar – 50 000 EUR
  • 3º lugar – 30 000 EUR
  • Prémio de Inovadora Emergente – 20 000 EUR
As vencedoras da edição anterior foram, por ordem, Michela Magas, de nacionalidade croata/britânica, Petra Wadström, da Suécia, Claudia Gärtner, da Alemanha e Kristina Tsvetanova, da Bulgária, esta última na categoria Inovadoras em Ascensão.
A portuguesa Susana Sargento já foi uma das premiadas.

Candidaturas até 15 de novembro de 2017.
Para mais informações, clique aqui.