Dia Internacional da Paz

21 de setembro de 2017

O Dia Internacional da Paz é celebrado anualmente em todo o mundo no dia 21 de Setembro. O tema para 2017 é "Juntos pela Paz: Respeito, Segurança e Dignidade para Todos".


International Day of Peace | 21 September 

The theme for 2017 is “Together for Peace: Respect, Safety and Dignity for All.”


O Dia Internacional da Paz foi estabelecido em 1981, através da resolução 36/67 da Assembleia Geral das Nações Unidas, e comemorado pela primeira vez em setembro de 1982.

"Não pode haver desenvolvimento sustentável sem paz e sem paz não há desenvolvimento sustentável".

 

Falar de paz nunca foi tão importante sobretudo num momento em que encaramos desafios sem precedentes. As barreiras são complexas, mas ninguém ou nenhum país as pode resolver sozinho/a.

São necessárias novas formas de solidariedade e ação conjunta numa cultura de diálogo, prevenção e segurança para todos/as.

 

A Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030 afirma que "não pode haver desenvolvimento sustentável sem paz e sem paz não há desenvolvimento sustentável".

Isso significa que só é possível construir a paz através do respeito pelos direitos humanos e nos valores da cooperação, da liberdade e diversidade cultural.

Torna-se pois necessário reforçar as potencialidades da diversidade cultural como meio de alcançar a prosperidade, o desenvolvimento sustentável e a coexistência pacífica mundial, e simultaneamente o garante da paz, justiça social e mútuo respeito entre povos.

 

por, Susana Pereira | Fundadora da Associação ACEGIS

A Associação ACEGIS é Represente Nacional da  IPYG – Grupo Internacional de Jovens pela Paz – ONG Internacional presente em cerca de 79 países de todo o mundo, mobilizando milhares de jovens em todo o mundo na construção e luta pela paz, através da promoção de diálogos, conferências, projetos e educação para a paz.