Maria de Lurdes Pintasilgo, uma Mulher que foi pioneira em quase tudo o que fez

  • Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

    A ACEGIS reconhece-se enquanto entidade de referência nas áreas estratégicas da cidadania, inclusão, igualdade de género, empreendedorismo e inovação social. Intervimos ativamente pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva!

  • Espanha. Grupo 'La Manada' libertado sob fiança de seis mil euros Esta quinta-feira o Tribunal de Navarra decretou que os cinco homens seriam libertados, na condição de pagarem, cada um, uma caução de seis mil euros. O grupo de cinco homens conhecidos como La Manada (A Manada) foi esta sexta-feira libertado sob caução. O Tribunal de Navarra […]

Maria de Lurdes Pintasilgo, uma Mulher que foi pioneira em quase tudo o que fez

1 Agosto, 2017
/ / /
Comments Closed

Presidente da República condecora Maria de Lourdes Pintasilgo no 5 de outubro

Na cerimónia que assinalou e comemorou o 107º aniversário da Implantação da República, Marcelo de Rebelo de Sousa, condecorou com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade Maria de Lourdes Pintasilgo.
A Ordem da Liberdade que Marcelo Rebelo de Sousa atribuiu a Maria de Lourdes Pintasilgo distingue “serviços relevantes prestados em defesa dos valores da civilização, em prol da dignificação da pessoa humana e à causa da liberdade”.
Aquela que foi a primeira e única primeira-ministra de Portugal foi lembrada pelo Presidente da República como dona de um espírito indomável, uma “humanista e personalista cristã”, importantíssima na “afirmação do papel da mulher numa altura histórica em que essa tarefa não era fácil”.

Maria de Lourdes Pintasilgo, uma Mulher que foi pioneira em quase tudo o que fez

A 1 de agosto de 1979, Maria de Lurdes Pintasilgo, primeira e única mulher a ocupar o cargo de Primeira-Ministra em Portuga, dois meses depois de Margaret Thatcher.
« O feminismo não é a luta das mulheres contra os homens: é a luta das mulheres pela sua autodeterminação; é o processo de libertação de uma cultura subjugada; é a conquista do espaço social e político onde ser mulher tenha lugar». 


1 de agosto de 1979, Maria de Lurdes Pintasilgo, primeira e única mulher Primeira-Ministra, que chegou ao poder dois meses depois de Margaret Thatcher.
Maria de Lourdes Pintasilgo é uma referência incontornável na história da política portuguesa e na Europa, não só por ter sido a primeira e única mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra em Portugal, e a segunda na Europa, dois meses após a tomada de posse de Margarete Thatcher, no Reino Unido.
Maria de Lurdes Pintasilgo, uma Mulher que foi pioneira em quase tudo o que fez.
Maria de Lurdes Pintasilgo distinguiu-se em várias áreas da vida pública nacional e internacional. Para a história ficam as batalhas de uma Mulher que foi pioneira em quase tudo o que fez.
Primeira mulher quadro superior da maior empresa nacional da época, a CUF, em 1953.
Primeira mulher a exercer um cargo ministerial em 1974.
Primeira e única mulher a desempenhar o cargo de primeira-ministra em Portugal, em 1979.
Primeira mulher a candidatar-se à Presidência da República em 1986.

Em 1986, Maria de Lurdes Pintasilgo foi a primeira portuguesa a candidatar-se a umas eleições presidenciais, sete anos depois de ter ficado na história como a primeira mulher a desempenhar o cargo de primeira-ministra em Portugal, em 1979, no V Governo Constitucional.
Foi presidente da Comissão da Condição Feminina e após o 25 de abril de 1974 integrou vários governos provisórios, tendo assumido cargos com grande protagonismo e visibilidade, nomeadamente na UNESCO, onde foi embaixadora.
A sua candidatura às eleições presidenciais de 1986, como independente, mobilizou multidões, sob o lema: “Pintasilgo Presidente – a coragem da decisão!”, num sufrágio que viria a ser ganho, à segunda volta, por Mário Soares.
A nível internacional Maria de Lourdes Pintasilgo integrou o Conselho da Ciência e Tecnologia ao Serviço do Desenvolvimento da ONU (1989-1991), foi membro da Universidade da ONU, pertenceu ao Comité de Sábios da Europa, presidiu à Comissão Independente para a População e a Qualidade de Vida (1992-1999) e foi co-presidente da Comissão Mundial da Globalização.
Maria de Lourdes Pintasilgo faleceu a 10 de Julho de 2004, na sua residência, vítima de ataque cardíaco.
« O feminismo não é a luta das mulheres contra os homens: é a luta das mulheres pela sua autodeterminação; é o processo de libertação de uma cultura subjugada; é a conquista do espaço social e político onde ser mulher tenha lugar». 
Maria de Lurdes Pintasilgo (1981)
 
 

About Author

About ACEGIS

ACEGIS - Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

Comments are closed.

  • Jogo Educativo – Cidadania 4Kids!

  • UMA FORMA DIVERTIDA DE APRENDER CIDADANIA!

    São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e muito mais!

    100% Português. 100% Solidário.

    Ao COMPRAR está a APOIAR a Associação ACEGIS!

  • ECONOMIA SOCIAL EM DESTAQUE | ATUALIDADEInformação e atualidade no âmbito da Economia Social e Solidária

    Abertura Candidaturas para Financiamento de Projetos no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental

    11 Julho, 2018
    Abertura de Candidaturas para Financiamento de Projetos no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental A Direção-Geral da Saúde abriu 6 concursos para financiamento de projetos no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental para entidades coletivas privadas sem fins lucrativos. Candidaturas até 25 de julho de 2018. A Direção-Geral da Saúde (www.dgs.pt) […]

    Cerdeira – A primeira Aldeia da Inovação Social

    3 Julho, 2018
    Cerdeira – A primeira Aldeia da Inovação Social Nos dias 4 e 5 de julho, a Aldeia da Cerdeira, na Serra da Lousã, será palco do melhor da inovação social, reunindo, num só espaço, os projetos de inovação social mais relevantes que se realizam em Portugal. Saiba mais, aqui. A Aldeia do Xisto de Cerdeira, situada […]
42 visitantes ligados agora
2 visitantes, 40 bots, 0 membros
      Associação ACEGIS | 8 Anos