Cursos de Educação e Formação de Jovens (CEF) | Candidaturas Abertas

Cursos de Educação e Formação de Jovens (CEF) | Candidaturas Abertas

Decorre até 31 de agosto o prazo apresentação de candidaturas Cursos de Educação e Formação de Jovens (CEF), no âmbito do​​ Programa Operacional Capital Humano (PO CH). 


Cursos de Educação e Formação de Jovens (CEF) |Programa Operacional Capital Humano (PO CH)
As operações a apoiar enquadram-se no Eixo Prioritário 1 – Promoção do sucesso educativo, do combate ao abandono escolar e reforço da qualificação dos jovens para a empregabilidade.
Esta linha de financiamento tem como objetivo a redução e a prevenção do abandono escolar prematuro e a promoção das condições de igualdade no acesso ao ensino básico e secundário. 
Destinando-se  preferencialmente a jovens com idade igual ou superior a 15 anos, em risco de abandono escolar ou que já abandonaram a escola antes da conclusão da escolaridade obrigatória.
Prioridades:
  • Redução e prevenção do abandono escolar precoce e estabelecimento de condições de igualdade no acesso à educação infantil, primária e secundária, incluindo percursos de aprendizagem, formais, não formais e informais, para a reintegração no ensino e formação.
  • Aumentar o sucesso escolar e reduzir o abandono, melhorando a qualidade e eficiência do sistema de educação e de formação e das condições de aprendizagem ao nível da educação pré-escolar, do ensino básico e secundário.

São objetivos desta ação: criar condições para o cumprimento da escolaridade obrigatória, impulsionando medidas que promovam a qualidade do ensino, o sucesso escolar e a redução do abandono escolar; criar ofertas mais adaptadas aos jovens que procuram um ensino mais prático, mais técnico e mais ligado ao mundo das empresas, sem prejuízo da sua sólida formação geral.
As ações a financiar permitem promover um ensino metodologicamente direcionado para uma abordagem prática, assegurando a continuidade dos estudos e proporcionando o desenvolvimento de capacidades de âmbito profissional aos alunos/as.
Entidades Beneficiárias do apoio:
Escolas profissionais públicas e entidades proprietárias de escolas profissionais privadas, os estabelecimentos públicos de educação e as entidades proprietárias de estabelecimentos de ensino particular e cooperativo, desde que o respetivo funcionamento esteja previamente autorizado pelo Ministério da Educação.
Destinatários/as:
  • Jovens com idade igual ou superior a 15 anos e que completaram o 6.º ano de escolaridade ou frequentaram, com ou sem aproveitamento, o 7.º ano de escolaridade, ou ainda àqueles que frequentaram, sem aproveitamento, o 8.º ano de escolaridade para os Cursos de tipo 2;
  • Jovens com idade igual ou superior a 15 anos com o 8.º ano de escolaridade ou frequência, sem aprovação, do 9.º ano, para os Cursos de tipo 3.
A dotação máxima de Fundo Social Europeu (FSE), a alocar ao presente aviso, é de 20.000 000 € (vinte milhões de euros). Candidaturas até 31 de agosto de 2017.

Consulte o AVISO n.º POCH – 66-2017-08
Para mais informações, clique aqui.