Em oitos meses a humanidade já gastou os recursos naturais disponíveis para o ano inteiro

Ambiente: Em oitos meses a humanidade já gastou os recursos naturais disponíveis para o ano inteiro

A Humanidade atinge esta quarta-feira o limite dos recursos naturais do Planeta disponíveis para este ano, isto é, o orçamento natural, habitualmente designado como Earth Overshoot Day.


Em oitos meses a humanidade já gastou os recursos naturais disponíveis para o ano inteiro.
A associação ambientalista Zero revela que a partir de hoje, 2 de agosto, a humanidade atinge o limite dos recursos naturais disponíveis para este ano, isto é, o orçamento natural, habitualmente designado como Earth Overshoot Day.
Este ano o limite é atingido esta quarta-feira, dia 2 de agosto, quando no ano passado este marco foi ultrapassado a 8 do mesmo mês.
De acordo com a Zero, o último ano em que a humanidade respeitou o “orçamento natural anual”, fazendo com que os recursos existentes no planeta chegassem para o ano inteiro foi em 1970.
Portugal é um contribuinte ativo para esta situação, uma que se, se todos os países tivessem a mesma pegada ecológica que nós, seriam necessários 2,3 planetas.
Entre as atividades humanas diárias que mais contribuem para a Pegada Ecológica de Portugal encontram-se o consumo de alimentos (32% da pegada global do país) e a mobilidade (18%), constituindo os pontos críticos para intervenções de mitigação da Pegada.
A ZERO alerta para a a urgência em alterar esta tendência “num mundo onde persiste uma enorme desigualdade em termos de distribuição de rendimentos e acesso a recursos naturais, estes dados são claros sobre a necessidade de se produzir e consumir de forma muito diferente”.

.

“O nosso planeta é finito, mas as possibilidades do ser humano não. Viver dentro do orçamento de um planeta é tecnicamente possível, financeiramente benéfico e a nossa única oportunidade de um futuro próspero.”
Mathis Wackernagel, CEO da Global Footprint Network e co-criador da Pegada Ecológica.

Educação Ambiental para a Sustentabilidade
Um dos grandes desafios do século XXI consiste na preservação do ambiente assente num modelo de desenvolvimento ecológicos e sustentável.
A promoção de valores, na mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente passa pela educação ambiental para a sustentabilidade.
De forma a preparar as crianças e jovens para o exercício de uma cidadania consciente, ativa e informada face às problemáticas ambientais atuais, a Associação ACEGIS através do Jogo Educativo – Cidadania 4KIDS!, procura incutir  uma consciência crítica sobre a problemática ambiental.
Um jogo desafiante que ensina às crianças os valores da cidadania, da igualdade, dos direitos humanos e a educar por um ambiente mais sustentável e ecológico.
Recordamos que em 2016, a Associação ACEGIS foi nomeada para o Prémio Inovação Social, sendo uma das entidades finalistas da 9.ª Edição do Green Project Awards da Sociedade Ponto Verde, como o Jogo Educativo – Cidadania 4KIDS!
Os Green Project Awards  é uma iniciativa da distinguem as melhores iniciativas nacionais amigas do ambiente e do desenvolvimento sustentável.

Links de Interesse:
Leia mais sobre o Earth Overshoot Day: www.overshootday.org
Hashtag nas redes sociais:  – 
Para calcular seu Earth Overshoot Day e Pegada Ecológica individuais, visite: www.footprintcalculator.org

 Recursos Educativos:

Jogo Educativo da Cidadania – Cidadania 4 KIDS!
Um jogo desafiante que ensina às crianças os valores da cidadania, da igualdade, dos direitos humanos e a educar por um ambiente mais sustentável e ecológico.
Saiba mais, aqui.