Abertura de Candidaturas para 12 Bolsas de Estudo para Refugiados em Portugal

Abertura de Candidaturas para 12 Bolsas de Estudo para Refugiados em Portugal

Submissão de candidaturas de 1 a 10 de agosto de 2017.


No seguimento da assinatura do Protocolo de Cooperação entre o ACM e a Associação Plataforma Global para Estudantes Sírios (APGES), encontra-se aberto, até ao dia 10 de agosto, o concurso para admissão de candidatos para o ano letivo 2017-2018.

Com o objectivo de apoiar a formação académica de jovens detentores/as do estatuto de refugiado, que gozem do direito de protecção internacional ou que tenham sido acolhidos em Portugal ao abrigo de programas de recolocação, reinstalação ou por razões humanitárias, são concedidas 12 bolsas de estudo para o ano lectivo 2017-2018 ao abrigo de um Protocolo de Cooperação entre o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e a Plataforma Global para os Estudantes Sírios (APGES).

Serão apenas consideradas candidaturas para realização de estudos superiores em cursos de licenciatura, cursos de mestrado integrado, pós-graduações ou, ainda a título excepcional, para programas de doutoramento em instituições de ensino superior portuguesas legalmente reconhecidas e para ciclos de estudos devidamente acreditados e registados.


Destinatários/as e Elegibilidade

Podem candidatar-se cidadãos e cidadãs de estados terceiros, detentores do estatuto de refugiado, que gozem do direito de protecção internacional ou que tenham sido acolhidos/as em Portugal ao abrigo de programas de recolocação, reinstalação ou por razões humanitárias.

Para concorrer é necessário:

 Ter idade inferior a 35 anos; Ter concluído o ensino secundário que permita o acesso ao ensino superior ou já ter estado matriculado/a no ensino superior e ter concluído com êxito, pelo menos algumas disciplinas do 1º ano até à data de submissão da candidatura;

Possuir domínio da língua portuguesa e conhecimentos da língua inglesa.

Relativamente às bolsas de doutoramento, possuir o grau académico de mestre ou, em alternativa:

 ter o grau de licenciatura e ser detentor/a de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido, pelo órgão científico legal e estatutariamente competente da universidade onde pretendem ser admitidos, como atestando capacidade para a realização de ciclo de estudos conducente ao grau de doutor;

ser detentor/a de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização de ciclo de estudos conducente ao grau de doutor pelo órgão científico legal e estatutariamente competente da universidade onde pretendem ser admitidos/as.

Financiamento e Valor da Bolsa

A bolsa a atribuir corresponde ao valor do pacote de serviços que serão prestados ao bolseiros/as, devendo este incluir: a inscrição do estudante num estabelecimento de ensino superior, um quantitativo mensal calculado em função de outros apoios sociais de que o bolseiro/a beneficie, os quais, em conjunto, deverão corresponder a 300 euros líquidos mensais.

A bolsa poderá incluir ainda um complemento para aquisição de material bibliográfico e escolar, bem como um complemento de transporte, de acordo com uma tabela anual estabelecida pela APGES.

Caso o/a estudante não disponha ou não tenha direito a alojamento providenciado pela organização ou instituição de acolhimento, dever-lhe-á igualmente ser facultado um quarto numa residência universitária de acordo com as disponibilidades e tipologias usuais.

As bolsas atribuídas neste concurso serão financiadas ao abrigo de um Protocolo de Cooperação, concluído entre o ACM e a Plataforma Global dos Estudantes Sírios.

Formalização de Candidaturas

As candidaturas devem ser submetidas eletronicamente, utilizando o formulário em língua inglesa disponível on-line, a partir do dia 1 de Agosto de 2017, no portal da Plataforma Global de Apoio a Estudantes Sírios (www.globalplatformforsyrianstudents.org).

Cada candidato/a poderá apresentar apenas uma única candidatura.

Candidaturas de 1 a 10 de agosto de 2017.


Documentos para Download:

AVISO DO CONCURSO – em português

REGULAMENTO – só em português

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO) – só em inglês


 Informações e Contactos:

APGES – Casa do Regalo – Tapada das Necessidades – 1350-213 LISBOA Tel: 213931440; Fax: 213965079 Email: secretariado@casadoregalo.pt ou helenabarroco@casadoregalo.pt

Para mais informações, clique aqui.

%d bloggers like this: