Dia Internacional dos Povos Indígenas

  • Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

    A ACEGIS reconhece-se enquanto entidade de referência nas áreas estratégicas da cidadania, inclusão, igualdade de género, empreendedorismo e inovação social. Intervimos ativamente pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva!

  • A escravatura moderna engloba conceitos como o tráfico humano, servidão, trabalho forçado, trabalho infantil, casamento forçado, exploração sexual, exploração para pagamento de dívida. 2 de dezembro - Dia Internacional da Abolição da Escravatura Artigo - Associação ACEGIS 40,3 Milhões: o número da vergonha da escravatura moderna no século XXI Uma em cada quatro vítimas de […]

Dia Internacional dos Povos Indígenas

9 Agosto, 2017
/ / /
Comments Closed

Dia Internacional dos Povos Indígenas

9 de agosto | 9 August
.
Estima-se que a população indígena ronde as 370 milhões de pessoas – cerca de 5% da população mundial –  um terço vive em situação de pobreza extrema (15%).
O Dia Internacional foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 23 de  dezembro de 1994.


9 de Agosto – Dia Internacional dos Povos Indígenas
Os povos indígenas representam um terço da população mais pobre do mundo.
Estima-se que a população indígena ronde as 370 milhões de pessoas – cerca de 5% do total mundial, no entanto encontram-se entre as populações mais desfavorecidas e vulneráveis. Um terço vive em situação de pobreza extrema.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) cerca de 15% dos 370 milhões de pessoas indígenas vivem em situação de pobreza extrema, representando um terço da população mais pobre do mundo.
O relatório da ONU revela que as pessoas indígenas “constituem uma parte desproporcional da população pobre, analfabeta e desempregada do planeta”.
Os povos indígenas são herdeiros de uma rica diversidade cultural, costumes e tradições linguísticas. Eles representam mais de 5.000 culturas diferentes, mais de 7.000 línguas em mais de 90 países de todo o mundo.
Apesar da diversidade de comunidades indígenas em todo o mundo, a maioria tem procurado preservar a sua identidade e os seus valores culturais, sociais e económicos, incluindo as suas terras, territórios e recursos naturais.
Compete à comunidade internacional o reconhecimento da identidade dos povos indígenas para proteger os seus direitos e manter a sua cultura e estilos de vida.

Tema de 2017: 10.º aniversário da Declaração da ONU dos Direitos dos Povos Indígenas
Este ano assinala-se também o 10.º aniversário da Declaração da ONU dos Direitos dos Povos Indígenas, adotada em 13 de setembro de 2007.
Declaração sobre os Direitos dos Povos Indígenas é um marco importante e uma referência em termos de cooperação e solidariedade entre os povos indígenas e Estados-Membros  das Nações Unidas, sendo o instrumento internacional mais abrangente que existe sobre os direitos dos povos indígenas.
O dia 9 de agosto foi instituído no ano de 1994, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em reconhecimento da primeira reunião do Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Populações Indígenas, realizada em Genebra em 1982. 
.
O Dia Internacional foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 23 de  dezembro de 1994, e representa uma conquista para a preservação e integridade física e cultural desses povos.

Leia na íntegra a Declaração sobre os Direitos dos Povos Indígenas
Relatório State of the World’s Indigenous People
Hashtag nas redes sociais: #WeAreIndigenous 
Para obter mais informações, consultewww.un.org/indigenous

 

About Author

About ACEGIS

ACEGIS – Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

Comments are closed.

  • Jogo Educativo – Cidadania 4Kids!

  • UMA FORMA DIVERTIDA DE APRENDER CIDADANIA!

    São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e muito mais!

    100% Português. 100% Solidário.

    Ao COMPRAR está a APOIAR a Associação ACEGIS!

  • ECONOMIA SOCIAL EM DESTAQUE | ATUALIDADEInformação e atualidade no âmbito da Economia Social e Solidária

    III Edição do Concurso de Apoio à Formação Internacional de Quadros de ONGD

    12 Dezembro, 2017
    Saiba mais O processo de candidaturas decorrerá até dia 16 de fevereiro e as formações deverão decorrer até novembro de 2018. A Fundação Calouste Gulbenkian e a Plataforma Portuguesa das ONGD lançam pelo terceiro ano consecutivo o Concurso de apoio à formação internacional de quadros de ONGD.A formação destina-se a Diretores/as, Gestores/as e Coordenadores/as de […]

    Apresentação do livro “Violências de género” |12 dez., Lisboa

    11 Dezembro, 2017
    1 Apresentação do livro "Violências de Género", a primeira publicação de uma nova coleção dedicada aos Estudos de Género do CIEG - ISCSP-ULisboa. Apresentação do livro “Violências de género” do CIEG A sessão de apresentação realiza-se no dia 12 de dezembro de 2017, na Sala Monsanto do Instituto, pelas 18 horas. Mais informações aqui No […]
28 visitantes ligados agora
7 visitantes, 21 bots, 0 membros
JOGO EDUCATIVO – CIDADANIA 4KIDS!
Um JOGO DESAFIANTE  que ensina às crianças os valores da CIDADANIA, da IGUALDADE, dos DIREITOS HUMANOS e a EDUCAR por um AMBIENTE mais sustentável e ecológico.
Cidadania. Ambiente. Direitos Humanos. Direitos da Criança.

 
100% Português. 100% Solidário.  Jogo Desenvolvido pela ASSOCIAÇÃO ACEGIS.
 
%d bloggers like this: