Lançamento da Saudementalpt, a primeira plataforma de saúde mental e neurológica

 

No próximo dia 22 de julho, dia Mundial do Cérebro, vai ser lançada a Plataforma Saudementalpt – a primeira plataforma online que agrega informação e respostas na área da saúde mental e neurológica nacional.

 

Saudementalpt – Plataforma de saúde mental e neurológica nacional.

 


Lançamento da Plataforma Saudementalpt – a primeira plataforma online que agrega informação e respostas na área da saúde mental e neurológica nacional.

Respondendo à necessidade de dar a conhecer as respostas e projetos de saúde, e sociais, de saúde mental e neurológica existentes, nasce a primeira e única plataforma online em Portugal, que agrega e disponibiliza de forma privilegiada informação e recursos no âmbito da saúde mental e neurológica nacional.

Nasce assim, no próximo dia 22 de julho, dia Mundial do Cérebro, a Plataforma de Saúde Mental e neurológica, em http://www.saudementalpt.pt, que só estará ativa a partir desse dia.

Um projeto promovido pela Sentido de Si – Associação de Saúde Mental em parceria com a empresa tecnológica GoUpBuzz, e do qual a Associação ACEGIS é parceira enquanto membro da Comissão Científica.

A inauguração será enriquecida com o parceiro internacional World Federation of Neurology – Federação Mundial de Neurologia – estando presente em Portugal no âmbito da comemoração do Dia Mundial do cérebro, que tem como tema anual «Aumentar a conscientização sobre a prevenção e o tratamento do Acidente Vascular Cerebral».

A plataforma da Saúde Mental, estará disponível no site http://www.saudementalpt.pt a partir do próximo dia 22 de julho de 2017, e pode ser consultada por qualquer utilizador(a) de forma simples e gratuita.

Os utilizadores (as) registados  – cidadão, profissionais ou entidade, podem por sua vez usufruir de funcionadas especificas e especializadas de acordo o seu perfil e adequadas às suas necessidades.

 

Saudementalpt – Plataforma de saúde mental e neurológica nacional

A plataforma oferece um serviço de informação e apoio aos profissional de saúde, à pessoa com doença mental e os seus familiares/cuidadores, bem como, às entidades que prestam serviços nesta área, para que possam sentir-se, todos, mais, e melhor, informados sobre esta área da saúde e, principalmente orientados sobre quais as respostas e projetos de saúde, e sociais, de saúde mental e neurológica existentes.

O principal objetivo da plataforma saudementalpt é dotar o cidadão, e o cidadão com experiência em doença mental (o doente e/ou o cuidador), de informação garantido o direito e acesso a informação fidedigna sobre saúde mental e neurológica, de forma a potenciar respostas mais atempadas e eficientes na promoção da saúde e bem-estar mental e neurológico.

 


A plataforma saudementapt oferece:

Ao Cidadão e Cidadãs

– um espaço com informação fidedigna;

– o alerta para destaques, eventos e projetos na área da saúde mental e neurológica;

– a possibilidade de tirar dúvidas e colocar questões;

– os contatos e o local dos serviços pretendidos mediante uma pesquisa personalizada.

.

Aos Profissionais

– um espaço com informação atual e referente a leis, documentos etc.;

– o alerta para eventos, formações e notícias na área da saúde mental e neurológica;

– a possibilidade de escrever artigos, publicar trabalhos e conhecer oportunidades (de emprego, formação);

– informação sobre as entidades que prestam serviços e têm projetos na área medinte pesquisa personalizada.

.

Às Entidades

– acesso a informação actualizada e fidedigna e a criação de sinergias na vasta rede de parceiros na área da saúde mental e neurológica;

– o alerta para destaques, documentos úteis, programas. de apoio, etc.;

– um espaço na internet para se divulgarem (página dedicada), para publicarem notícias, eventos, etc., bem como, para comercializarem produtos na loja da plataforma;

–  a presença no «mapa» de entidades nacionais que oferecem serviços nas áreas em questão.


Principais recursos e funcionalidades da Plataforma Saudementalpt

 

Aceder a informação e recursos na área da saúde mental;

Pesquisar sobre as respostas nacionais de saúde mental nos 4 tipos de prestadores destes serviços: sistema nacional de saúde, rede nacional de cuidados continuados (integrados em saúde mental ou de saúde em geral e neurológica), e instituições sociais (especializadas na saúde neurológica e as não restritas a esta área) e outras (não desejavelmente empresas, só se necessário para a sustentabilidade financeira);

Aceder a notícias e eventos na área da saúde mental (nacionais e internacionais);

Aceder a informação sobre as temáticas da área da saúde mental;

Conhecer documentação, legislação e links considerados úteis para a área de saúde mental nacional;

Produção de conhecimento cientifico e opinião dos profissionais da plataforma saudementalpt através da Comissão Cientifica,  constituída por entidades e especialistas área da saúde mental e neurológica;

Colocar e retirar dúvidas sobre a área da saúde mental – Fórum Saúde Mental.

.

O projeto esteve em fase piloto e conta  já com mais de 300 pessoas pré-inscritas, mais de 10 elementos na Comissão Científica (entre entidades e profissionais) e com cerca de 50 entidades parceiras, integradas no «mapa» nacional de entidades e apresentadas nas diferentes páginas da Plataforma.


.Contactos e Registos

Pode falar com a comissão gestora através do e-mail saudementalpt@sentidodesi.pt

ou pode registar-se aqui.

A Plataforma Saudmentalpt será encontrada, após a inauguração, em www.saudementalpt.pt