Projeto CHEGA: Contra a Violência no Namoro e Intervenção na Violência Doméstica

  • Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

    A ACEGIS reconhece-se enquanto entidade de referência nas áreas estratégicas da cidadania, inclusão, igualdade de género, empreendedorismo e inovação social. Intervimos ativamente pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva!

  • Espanha. Grupo 'La Manada' libertado sob fiança de seis mil euros Esta quinta-feira o Tribunal de Navarra decretou que os cinco homens seriam libertados, na condição de pagarem, cada um, uma caução de seis mil euros. O grupo de cinco homens conhecidos como La Manada (A Manada) foi esta sexta-feira libertado sob caução. O Tribunal de Navarra […]

Projeto CHEGA: Contra a Violência no Namoro e Intervenção na Violência Doméstica

11 Abril, 2017
/ / /
Comments Closed

Projeto CHEGA: Contra a Violência no Namoro e intervenção na Violência Doméstica

Prevenção/Intervenção na Violência no Namoro/Doméstica e (Des)Igualdade de Género.
SOPRO ONGD – Solidariedade e Promoção


O CHEGA é um projeto cofinanciado pelo POISE no âmbito da Tipologia de Operação 3.16 – Apoio Financeiro e Técnico a Organizações da Sociedade Civil sem Fins Lucrativos, com tutela da CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
O projeto CHEGA vem reforçar a resposta social disponibilizada pela SOPRO – ONGD, desde 2012, no âmbito da Prevenção/Intervenção na Violência no Namoro/Doméstica e (Des)Igualdade de Género.
O projeto está orientado para capacitação técnica de públicos que intervêm com a comunidade em geral (crianças, jovens, adultos) e centra as suas ações na promoção e defesa da Igualdade de Género de Combate à Violência Doméstica e de Género e ao Trafico de Seres Humanos.
O CHEGA disponibiliza um leque de atividades relacionadas com estas problemáticas atuando em duas grandes vertentes: prevenção/sensibilização contra a Violência no Namoro e intervenção na Violência Doméstica:
Gabinete de Apoio à Vítima de Violência Doméstica

Este gabinete tem como objetivo ser uma unidade de intervenção, aconselhamento e encaminhamento em assuntos de Igualdade de Género, Violência Doméstica e Tráfico de Seres Humanos, recorrendo a uma intervenção de natureza transversal, que consagre a mobilização para os recursos locais internos e externos.
Desta forma, o Gabinete de Apoio à Vítima de Violência Doméstica tem como finalidade direta proporcionar o atendimento, apoio, proteção e reencaminhamento de vítimas de violência doméstica, atuando numa lógica de trabalho em rede, por forma a dar respostas de proximidade no apoio e intervenção multidisciplinar e especializada às vítimas. 
Horários:
Segundas e Sextas – feiras | 10h00 – 16h00
Município de Vila Verde
Praça do Município
4730-733 Vila Verde
            
Terças – feira | 10h00 – 16h00
Espaço Cidadão da Vila de Prado
Bom Sucesso, Rua 1
4730-452 Vila de Prado
Conselho Consultor
Conselho Consultor | Objectivos
Criação de um Conselho que integre uma equipa multidisciplinar local que se debruce sobre os assuntos referentes à Igualdade de Género.
Potenciar sinergias entre diferentes entidades de intervenção social com o objetivo de melhorar os procedimentos de atuação na intervenção com as vítimas de violência doméstica.

Ações de sensibilização para Agentes Educativos

Dinamização de ações de sensibilização dirigidas a agentes educativos com o objetivo de fomentar a consciencialização e a sensibilização relativamente às questões relacionadas com a violência de género, mais concretamente no domínio da Violência no Namoro.
Com esta atividade o CHEGA pretende ainda capacitar e proporcionar aos diferentes agentes educativos estratégias de perceção, aquisição e desenvolvimento de competências de despistagem e intervenção perante situações de violência no namoro por parte dos jovens. 

 

 


Jogo Pedagógico
O Projeto CHEGA prevê nos seus objetivos o desenvolvimento de um instrumento de prevenção e intervenção, destinado aos jovens em idade escolar, sobre as questões de Igualdade de Género, Violência de Género e Violência Doméstica com especial atenção sobre as problemáticas da Violência no Namoro.
O instrumento pretende abordar as temáticas relacionadas com as relações amorosas igualitárias e não violentas, sensibilizando os jovens para que reconheçam as caraterísticas de relações de namoro saudáveis, integrando-as nas suas vivências emocionais.  

Grupos de Ajuda Mútua

Os Grupos de Ajuda Mútua tem por objetivos proporcionar informação sobre o fenómeno da violência de género na intimidade e o seu enquadramento social, cultural e político e promover a desconstrução de discursos de género conservadores e legitimadores da violência contra as mulheres.
Procura ainda incentivar a reflexão em torno dos significados e dos impactos das histórias pessoais de vitimação motivando para a ação, no sentido do empoderamento e da capacitação pessoal e social, com vista à prevenção da revitimação e à promoção do bem-estar.

Atividades de Animação Sócio-Cultural e Workshops sobre Igualdade de Género e Violência de Género
O CHEGA desenvolve uma série de iniciativas que têm como objetivos sensibilizar os jovens e a comunidade no geral para a temática da Violência de Género e da Importância da Igualdade entre mulheres e homens de uma forma dinâmica, pedagógica e, acima de tudo, preventiva através de ações de informação e sensibilização, dinâmicas de grupo e workshops.
Documentos para download:
 Cartaz e flyer

Contactos:
Projeto CHEGA  www.chega.sopro.org.pt
www.facebook.com/projetochega  chega@sopro.org.pt | 963 667 175
Mais informações, aqui.

About Author

About ACEGIS

ACEGIS - Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

Comments are closed.

  • Jogo Educativo – Cidadania 4Kids!

  • UMA FORMA DIVERTIDA DE APRENDER CIDADANIA!

    São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e muito mais!

    100% Português. 100% Solidário.

    Ao COMPRAR está a APOIAR a Associação ACEGIS!

  • ECONOMIA SOCIAL EM DESTAQUE | ATUALIDADEInformação e atualidade no âmbito da Economia Social e Solidária

    Abertura Candidaturas para Financiamento de Projetos no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental

    11 Julho, 2018
    Abertura de Candidaturas para Financiamento de Projetos no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental A Direção-Geral da Saúde abriu 6 concursos para financiamento de projetos no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental para entidades coletivas privadas sem fins lucrativos. Candidaturas até 25 de julho de 2018. A Direção-Geral da Saúde (www.dgs.pt) […]

    Cerdeira – A primeira Aldeia da Inovação Social

    3 Julho, 2018
    Cerdeira – A primeira Aldeia da Inovação Social Nos dias 4 e 5 de julho, a Aldeia da Cerdeira, na Serra da Lousã, será palco do melhor da inovação social, reunindo, num só espaço, os projetos de inovação social mais relevantes que se realizam em Portugal. Saiba mais, aqui. A Aldeia do Xisto de Cerdeira, situada […]
50 visitantes ligados agora
2 visitantes, 48 bots, 0 membros