Projeto CHEGA: Contra a Violência no Namoro e Intervenção na Violência Doméstica

  • Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

    A ACEGIS reconhece-se enquanto entidade de referência nas áreas estratégicas da cidadania, inclusão, igualdade de género, empreendedorismo e inovação social. Intervimos ativamente pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva!

  • No dia 17 de maio celebra-se o Dia Mundial de Luta Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia | IDAHOT – International Day Against Homophobia and Transphobia. Hoje o mundo lembra o Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia, data na qual, em 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação […]

Projeto CHEGA: Contra a Violência no Namoro e Intervenção na Violência Doméstica

11 Abril, 2017
/ / /
Comments Closed

Projeto CHEGA: Contra a Violência no Namoro e intervenção na Violência Doméstica

Prevenção/Intervenção na Violência no Namoro/Doméstica e (Des)Igualdade de Género.
SOPRO ONGD – Solidariedade e Promoção


O CHEGA é um projeto cofinanciado pelo POISE no âmbito da Tipologia de Operação 3.16 – Apoio Financeiro e Técnico a Organizações da Sociedade Civil sem Fins Lucrativos, com tutela da CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
O projeto CHEGA vem reforçar a resposta social disponibilizada pela SOPRO – ONGD, desde 2012, no âmbito da Prevenção/Intervenção na Violência no Namoro/Doméstica e (Des)Igualdade de Género.
O projeto está orientado para capacitação técnica de públicos que intervêm com a comunidade em geral (crianças, jovens, adultos) e centra as suas ações na promoção e defesa da Igualdade de Género de Combate à Violência Doméstica e de Género e ao Trafico de Seres Humanos.
O CHEGA disponibiliza um leque de atividades relacionadas com estas problemáticas atuando em duas grandes vertentes: prevenção/sensibilização contra a Violência no Namoro e intervenção na Violência Doméstica:
Gabinete de Apoio à Vítima de Violência Doméstica

Este gabinete tem como objetivo ser uma unidade de intervenção, aconselhamento e encaminhamento em assuntos de Igualdade de Género, Violência Doméstica e Tráfico de Seres Humanos, recorrendo a uma intervenção de natureza transversal, que consagre a mobilização para os recursos locais internos e externos.
Desta forma, o Gabinete de Apoio à Vítima de Violência Doméstica tem como finalidade direta proporcionar o atendimento, apoio, proteção e reencaminhamento de vítimas de violência doméstica, atuando numa lógica de trabalho em rede, por forma a dar respostas de proximidade no apoio e intervenção multidisciplinar e especializada às vítimas. 
Horários:
Segundas e Sextas – feiras | 10h00 – 16h00
Município de Vila Verde
Praça do Município
4730-733 Vila Verde
            
Terças – feira | 10h00 – 16h00
Espaço Cidadão da Vila de Prado
Bom Sucesso, Rua 1
4730-452 Vila de Prado
Conselho Consultor
Conselho Consultor | Objectivos
Criação de um Conselho que integre uma equipa multidisciplinar local que se debruce sobre os assuntos referentes à Igualdade de Género.
Potenciar sinergias entre diferentes entidades de intervenção social com o objetivo de melhorar os procedimentos de atuação na intervenção com as vítimas de violência doméstica.

Ações de sensibilização para Agentes Educativos

Dinamização de ações de sensibilização dirigidas a agentes educativos com o objetivo de fomentar a consciencialização e a sensibilização relativamente às questões relacionadas com a violência de género, mais concretamente no domínio da Violência no Namoro.
Com esta atividade o CHEGA pretende ainda capacitar e proporcionar aos diferentes agentes educativos estratégias de perceção, aquisição e desenvolvimento de competências de despistagem e intervenção perante situações de violência no namoro por parte dos jovens. 

 

 


Jogo Pedagógico
O Projeto CHEGA prevê nos seus objetivos o desenvolvimento de um instrumento de prevenção e intervenção, destinado aos jovens em idade escolar, sobre as questões de Igualdade de Género, Violência de Género e Violência Doméstica com especial atenção sobre as problemáticas da Violência no Namoro.
O instrumento pretende abordar as temáticas relacionadas com as relações amorosas igualitárias e não violentas, sensibilizando os jovens para que reconheçam as caraterísticas de relações de namoro saudáveis, integrando-as nas suas vivências emocionais.  

Grupos de Ajuda Mútua

Os Grupos de Ajuda Mútua tem por objetivos proporcionar informação sobre o fenómeno da violência de género na intimidade e o seu enquadramento social, cultural e político e promover a desconstrução de discursos de género conservadores e legitimadores da violência contra as mulheres.
Procura ainda incentivar a reflexão em torno dos significados e dos impactos das histórias pessoais de vitimação motivando para a ação, no sentido do empoderamento e da capacitação pessoal e social, com vista à prevenção da revitimação e à promoção do bem-estar.

Atividades de Animação Sócio-Cultural e Workshops sobre Igualdade de Género e Violência de Género
O CHEGA desenvolve uma série de iniciativas que têm como objetivos sensibilizar os jovens e a comunidade no geral para a temática da Violência de Género e da Importância da Igualdade entre mulheres e homens de uma forma dinâmica, pedagógica e, acima de tudo, preventiva através de ações de informação e sensibilização, dinâmicas de grupo e workshops.
Documentos para download:
 Cartaz e flyer

Contactos:
Projeto CHEGA  www.chega.sopro.org.pt
www.facebook.com/projetochega  chega@sopro.org.pt | 963 667 175
Mais informações, aqui.

About Author

About ACEGIS

ACEGIS - Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

Comments are closed.

  • Jogo Educativo – Cidadania 4Kids!

  • UMA FORMA DIVERTIDA DE APRENDER CIDADANIA!

    São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e muito mais!

    100% Português. 100% Solidário.

    Ao COMPRAR está a APOIAR a Associação ACEGIS!

  • ECONOMIA SOCIAL EM DESTAQUE | ATUALIDADEInformação e atualidade no âmbito da Economia Social e Solidária

    Programa FACES – Financiamento e Apoio para o Combate à Exclusão Social

    23 Maio, 2018
    Abertura de candidaturas para a 2.ª Edição do Programa FACES - Financiamento e Apoio para o Combate à Exclusão Social. A apresentação das candidaturas para o programa FACES – Financiamento e Apoio para o Combate à Exclusão Social decorre entre 3 de maio e 15 de junho de 2018. Mais informações, aqui. 2.ª edição do […]

    Portugal Inovação Social: €5 milhões de euros para financiar projetos de empreendedorismo e inovação social

    16 Maio, 2018
    Portugal Inovação Social: são €5 milhões de euros para financiar projetos de empreendedorismo e inovação social A Portugal Inovação Social abre pela terceira vez candidaturas a títulos de impacto social. Apoio a projetos inovadores nas áreas da proteção social, emprego, justiça, saúde e inclusão digital. Mais informações, aqui. A Portugal Inovação Social tem, desde 9 de maio
41 visitantes ligados agora
1 visitantes, 40 bots, 0 membros
%d bloggers like this: