Programa de Doutoramento “Estudos Feministas”
Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

O curso tem por objetivo dar formação avançada na área científica de Estudos Feministas a estudantes de várias proveniências disciplinares.
1.ª Fase de candidaturas: 15 de janeiro a 31 de março de 2017

Programa de Doutoramento “Estudos Feministas”
O doutoramento em Estudos Feministas tem um perfil marcadamente interdisciplinar e pretende familiarizar as/os estudantes, com formação anterior em áreas diversas, com o maior número possível de questões e de metodologias relevantes para os Estudos Feministas / Estudos sobre Mulheres / Estudos de Género. Os seis seminários curriculares incluem-se nas áreas de Humanidades e de Sociologia.
O objetivo do doutoramento em Estudos Feministas é preparar as/os estudantes para um mundo em que, apesar de todos os avanços conseguidos no âmbito da equidade sexual, a hierarquização sexual e a misoginia perduram e nem sempre são óbvias, tornando-se assim imperativa a aquisição da consciência dos discursos normativos que constroem imagens das mulheres, enquadravam o seu comportamento e definem os seus papéis sociais.
Objetivos
O curso tem por objetivo dar formação avançada na área científica de Estudos Feministas a estudantes de várias proveniências disciplinares. Pretende que as/os alunas/os:

– ganhem consciência crítica da posição do sujeito no próprio processo de produção do conhecimento, bem como da política subjacente à sua institucionalização;
– ganhem consciência dos discursos normativos que constroem, no passado e atualmente, imagens das mulheres que enquadravam o seu comportamento e definem os seus papéis;
– adquiram conhecimento de dados empíricos e métodos para sua análise sobre a pluralidade de vivências de mulheres, incluindo as elites e os grupos subalternizados;
– adquiram métodos e instrumentos conceptuais e operativos indispensáveis à investigação e produção académica nesta área de investigação ao nível de doutoramento.

Podem candidatar-se:
1- Podem candidatar-se a este ciclo de estudos:
a) Titulares do grau de mestre, ou seu equivalente legal;
b) Titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Letras;
c) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Letras.
2- O reconhecimento referido nas alíneas b) e c) do número anterior apenas permite o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor, não conferindo ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou mestre, ou ao seu reconhecimento.
Número de vagas: 10

Contactos
Contacto: estudosfeministasuc@gmail.com
Adriana Bebiano (coordenadora): adrianabebiano@gmail.com
 
Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
Colégio de S. Jerónimo, Apartado 3087
3000-995 Coimbra – Portugal
Tel: +351 239 855 570/80          Fax: +351 239 855 589     E-mail: doutoramentos@ces.uc.pt
Mais informações, aqui.