Candidaturas Prémio Novos Artistas | Fundação EDP

A Fundação EDP lança a 12.ª edição do Prémio Novos Artistas, uma iniciativa bienal que visa revelar e apoiar o talento nacional emergente no domínio das artes plásticas e visuais. Podem candidatar-se portugueses residentes ou não em território nacional, sem limite de idade.
As candidaturas irão decorrer entre 1 e 26 de fevereiro e deverão ser apresentadas no site da Fundação EDP.

Prémio Novos Artistas Fundação EDP quer distinguir artistas portugueses emergentes no domínio das artes plásticas e visuais.
A Fundação EDP está a lançar mais uma edição do Prémio Novos Artistas, reconhecido como um dos mais significativos no panorama artístico português. A iniciativa bienal visa divulgar e apoiar o talento nacional emergente no domínio das artes plásticas e visuais e este ano a fase de candidaturas decorre entre o dia 1 e 26 de fevereiro. 
Podem candidatar-se a este prémio portugueses residentes ou não em território nacional e artistas estrangeiros que residam em Portugal, sem limite de idade, mediante preenchimento da ficha de inscrição disponíveis no site da Fundação EDPa partir do dia 1 de fevereiro, e enviando o seu portfólio para o email novosartistas@edp.pt.
A escolha dos 6 a 9 finalistas, anunciada em abril, está a cargo de uma equipa curatorial de seleção constituída por Ana Anacleto, da Fundação EDP, Filipa Oliveira e João Silvério. 
Estes finalistas terão a oportunidade de participar numa exposição coletiva no MAAT, a decorrer entre junho e setembro de 2017. Durante esta exposição, um júri internacional selecionará o/a vencedor/a desta 12ª edição, a quem será atribuído um prémio de 20 mil euros que se destina a apoiar a continuação do estudo ou do trabalho de criação e investigação, bem como a sua internacionalização. 
As exposições do Prémio Novos Artistas Fundação EDP já permitiram apresentar vários artistas, muitos deles reconhecidos atualmente como valores seguros da arte contemporânea portuguesa.
Em 11 edições foram distinguidos nomes como Joana Vasconcelos, Leonor Antunes, Vasco Araújo, Carlos Bunga, João Maria Gusmão e Pedro Paiva, João Leonardo, André Romão, Gabriel Abrantes, Priscila Fernandes, Ana Santos ou Mariana Silva.
A premiação destes artistas e a participação dos restantes tem-se revelado fundamental para o início ou reforço de significativas e notáveis carreiras nacionais e internacionais.
Consulte AQUI o Regulamento do Prémio Novos Artistas.

Para mais informações, clique aqui.