Programa Empreende Já – Rede de Perceção e Gestão de Negócios

O Instituto Português do Desporto e Juventude abriu candidaturas ao Programa Empreende Já, uma iniciativa que se destina a apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas e de entidades da economia social.

programa-empreende-ja_acegis

O Empreende Já é promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ, IP) e destina-se a apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas e de entidades da economia social, assim como a criação de postos de trabalho, por e para jovens.
Objectivos
  • Promover uma cultura empreendedora centrada na criatividade e na inovação através do apoio ao desenvolvimento de projetos que visem a constituição de empresas ou de entidades da economia social;
  • Apoiar a capacitação de jovens NEET através de formação, aumentando os seus níveis de empregabilidade;
  • Apoiar a constituição de empresas ou de entidades de economia social;
  • Apoiar a criação de postos de trabalho por e para jovens NEET.
Destinatários/as
Todos os jovens que reúnam, à data de candidatura, os seguintes requisitos:
  • Tenham idade compreendida entre os 18 e os 29 anosTenham residência em Portugal ContinentalTenham completado a escolaridade obrigatória, de acordo com a legislação aplicável;
  • Sejam considerados, face às regras comunitárias, como NEET (Neither in Employment nor in Education or Training), que se define como aqueles que não trabalham, não estudam e não se encontram em formação;
  • Tenham a situação contributiva e tributária regularizada perante, respetivamente, a administração fiscal e a segurança social;
  • Estejam inscritos nos serviços de empregoNão se encontrem a beneficiar de apoios concedidos ao abrigo de outras medidas no âmbito da Garantia para a Juventude.
O EJÁ compreende o desenvolvimento de duas ações:
Ação 1
Apoio ao desenvolvimento de projetos com vista à criação de empresas e de entidades de economia social (com base em ideias próprias ou através de ideias disponibilizadas na Rede de Fomento de Negócios).
Ação 2
Apoio à sustentabilidade de entidades e de postos de trabalho (criados ao abrigo do EJÁ, resultantes dos projetos desenvolvidos na ação 1 do programa).

programa-empreende-ja-2016_acegis

Os jovens empreendedores terão durante 6 meses uma bolsa de apoio financeiro equivalente a 1,65 do Indexante de Apoio Social (IAS) e os que passarem para a segunda ação receberão 10.000 euros para apoio à constituição e sustentabilidade da empresa ou entidade de economia social criada.
O segundo apoio financeiro implica o compromisso de manter a entidade em atividade durante 2 anos.
O Empreende já é uma medida integrada no Plano Nacional de Implementação de uma Garantia para a Juventude, cofinanciado, no valor de 4.600.000,00 euros, pelo PO ISE — Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, no âmbito do eixo prioritário 2 — Iniciativa Emprego Jovem.
Registos e Candidatura
Os registos são submetidos, eletronicamente, na plataforma Empreende Já.
Candidaturas de 20 de dezembro de 2016 a 06 de março de 2017.
Documentos para Download:
RCM 104 2013 Garantia jovem 
Portaria EJA 308_2015 
regulamento 1022 2016 EJÁ 

.

Para mais informações, clique aqui.