Corpo Europeu de Solidariedade

  • Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

    A ACEGIS reconhece-se enquanto entidade de referência nas áreas estratégicas da cidadania, inclusão, igualdade de género, empreendedorismo e inovação social. Intervimos ativamente pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva!

  • Espanha. Grupo 'La Manada' libertado sob fiança de seis mil euros Esta quinta-feira o Tribunal de Navarra decretou que os cinco homens seriam libertados, na condição de pagarem, cada um, uma caução de seis mil euros. O grupo de cinco homens conhecidos como La Manada (A Manada) foi esta sexta-feira libertado sob caução. O Tribunal de Navarra […]

Corpo Europeu de Solidariedade

9 Dezembro, 2016
/ / /
Comments Closed

Corpo Europeu de Solidariedade

Um Programa da Comissão Europeia de voluntariado internacional para jovens entre os 18 e os 30 anos. A iniciativa visa promover oportunidades de solidariedade para jovens europeus entre os 18 e 30 anos, sob o formato de voluntariado, estágio ou trabalho.

Inscrições no Portal do Corpo Europeu de Solidariedade

corpo-europeu-solidariedade_acegis

European Solidarity Corps

.

The European Solidarity Corps is the new European Union initiative which creates opportunities for young people to volunteer or work in projects in their own country or abroad that benefit communities and people around Europe.
European? Aged 18-30? Unemployed? Want to work abroad for pocket money? The EU’s new Solidarity Corps may be for you.
Registration is easy and can be done on a dedicated webpage on: www.europa.eu/solidarity-corps. Once registered on the site, young people can be contacted by interested organisations offering a placement.

European Solidarity Corps

O Corpo Europeu de Solidariedade é a nova iniciativa da União Europeia dirigida aos jovens, dando-lhes a oportunidade de fazer voluntariado ou de trabalhar em projetos, no próprio país ou no estrangeiro, em benefício de pessoas e comunidades de toda a Europa.
A participação nos projetos do Corpo Europeu de Solidariedade está aberta aos jovens até aos 30 anos de idade.
No seu discurso do Estado da União em setembro, Jean-Claude Junker declarou que “gostaria de poder ver, até 2020, os primeiros 100 mil jovens europeus entrarem em ação”.
Depois de se inscreverem, os participantes no Corpo Europeu de Solidariedade podem ser selecionados e convidados a integrar uma vasta gama de projetos, relacionados, por exemplo, com a prevenção das catástrofes naturais ou a reconstrução na sequência de catástrofes deste tipo, a assistência em centros de requerentes de asilo ou a resposta a outras questões sociais a nível da comunidade.
Os projetos apoiados pelo Corpo Europeu de Solidariedade podem durar entre dois e doze meses, decorrendo, regra geral, em países da União Europeia.

 

Corpo Europeu de Solidariedade – vertente «Voluntariado» | vertente «Profissional»

Vertente «Voluntariado»
O Corpo Europeu de Solidariedade tem duas vertentes complementares: as atividades de voluntariado e as atividades profissionais. A vertente «Voluntariado» proporciona aos jovens a oportunidade de trabalhar como voluntário a tempo inteiro noutro país durante um período de dois a doze meses. Esta vertente tem por base o Serviço Voluntário Europeu (que faz parte do programa Erasmus+) e outros programas de financiamento da UE.
Os voluntários não recebem qualquer remuneração pelo trabalho que realizam mas beneficiam de outros apoios em função do programa da UE que financia a atividade, regra geral sob a forma de viagens de ida e volta para o lugar de realização do projeto, alojamento, refeições, seguro médico e algum dinheiro de bolso para cobrir despesas de subsistência.
Vertente «Profissional»
A vertente «Profissional» dá aos jovens a oportunidade de encontrar um emprego, estágio ou programa de aprendizagem numa grande variedade de setores que desenvolvem atividades de cariz solidário e que precisam de jovens altamente motivados e sensibilizados para as questões sociais.
A vertente «Profissional» será estabelecida gradualmente através de parcerias com entidades públicas, ONG e empresas.
Os jovens recrutados para um emprego ao abrigo da vertente «Profissional» do Corpo Europeu de Solidariedade terão um contrato de trabalho e receberão uma remuneração do seu empregador pelo trabalho realizado, em conformidade com a legislação em matéria salarial e as convenções coletivas em vigor. Terão, regra geral, de suportar as suas despesas de subsistência e alojamento com a remuneração que recebem do seu empregador e estarão sujeitos à legislação laboral do país onde estão a trabalhar.
Interessado/a?
Se gostas de desafios e tens vontade de ajudar os outros, adere ao Corpo Europeu de Solidariedade!
Clica aqui para dares início ao processo de inscrição.

ADERE AO CORPO EUROPEU DE SOLIDARIEDADE

 

 

About Author

About ACEGIS

ACEGIS - Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

Comments are closed.

  • Jogo Educativo – Cidadania 4Kids!

  • UMA FORMA DIVERTIDA DE APRENDER CIDADANIA!

    São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e muito mais!

    100% Português. 100% Solidário.

    Ao COMPRAR está a APOIAR a Associação ACEGIS!

  • ECONOMIA SOCIAL EM DESTAQUE | ATUALIDADEInformação e atualidade no âmbito da Economia Social e Solidária

    Abertura Candidaturas para Financiamento de Projetos no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental

    11 Julho, 2018
    Abertura de Candidaturas para Financiamento de Projetos no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental A Direção-Geral da Saúde abriu 6 concursos para financiamento de projetos no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental para entidades coletivas privadas sem fins lucrativos. Candidaturas até 25 de julho de 2018. A Direção-Geral da Saúde (www.dgs.pt) […]

    Cerdeira – A primeira Aldeia da Inovação Social

    3 Julho, 2018
    Cerdeira – A primeira Aldeia da Inovação Social Nos dias 4 e 5 de julho, a Aldeia da Cerdeira, na Serra da Lousã, será palco do melhor da inovação social, reunindo, num só espaço, os projetos de inovação social mais relevantes que se realizam em Portugal. Saiba mais, aqui. A Aldeia do Xisto de Cerdeira, situada […]
60 visitantes ligados agora
2 visitantes, 58 bots, 0 membros