Saúde Mental em Portugal: Mais vítimas mortais e mais substâncias psicotrópicas

  • Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

    A ACEGIS reconhece-se enquanto entidade de referência nas áreas estratégicas da cidadania, inclusão, igualdade de género, empreendedorismo e inovação social. Intervimos ativamente pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva!

  • Espanha. Grupo 'La Manada' libertado sob fiança de seis mil euros Esta quinta-feira o Tribunal de Navarra decretou que os cinco homens seriam libertados, na condição de pagarem, cada um, uma caução de seis mil euros. O grupo de cinco homens conhecidos como La Manada (A Manada) foi esta sexta-feira libertado sob caução. O Tribunal de Navarra […]

Saúde Mental em Portugal: Mais vítimas mortais e mais substâncias psicotrópicas

10 Outubro, 2016
/ / /
Comments Closed

Saúde Mental em Portugal: Mais vítimas mortais e mais substâncias psicotrópicas

Consumo de antidepressivos está a disparar e o suicídio está a crescer sobretudo nas pessoas mais jovens e em idade ativa, é este o retrato traçado no último relatório da Direção-Geral da Saúde.

saude-mental-em-portugal_acegisMais vítimas mortais e mais substâncias psicotrópicas, são essas as principais conclusões do relatório da Direção-Geral da Saúde “Portugal – Saúde Mental em Números 2015“.
O retrato da saúde mental em Portugal, traçado no último relatório da Direção-Geral da Saúde, revela que o consumo de antidepressivos está a disparar e o suicídio está a crescer, sobretudo nas pessoas jovens e em idade ativa. Mais vítimas mortais e mais substâncias psicotrópicas, são essas as principais conclusões do relatório da Direção-Geral da SaúdPortugal – Saúde Mental em Números 2015.
Consumo de antidepressivos está a disparar e o suicídio está a crescer
saude-mental-portugal_indicadores1
Depois das doenças cérebro-cardiovasculares (13,74%)das doenças oncológicas (10,38%), as perturbações do foro psiquiátrico (11,75%) são as que mais contribuem para a perda de anos de vida saudável, de acordo com os dados mais recentes, relativos a 2015. 
A taxa de mortalidade por suicídio passou para 11,7 por 100 mil habitantes, em 2014, quando em 2012 e 2013 tinha sido de 10,1, por 100 mil habitantes.
“muito novo para ser reformado e demasiado velho para trabalhar”. É este o comentário ouvido com frequência nas consultas consultas de prevenção do suicídio, principalmente por pessoas na faixa etária dos 40-50 anos.
São cada vez mais as pessoas mais jovens e em idade ativa que se estão a suicidar. Mantendo-se a tendência, iniciada em 2010, de taxas em crescimento nos grupos etários dos 40 aos 64 anos. Em 2014 o número de suicídios foi o mais alto de sempre.
.
Consumo de antidepressivos está a aumentar em Portugal, em 2014, os/as portugueses/as consumiram 91.496.345 doses diárias de alprazolam e 65.851.064 de lorazepa.
saude-mental-portugal_indicadores2Estas duas benzodiazepinas mais prescritas (alprazolam e lorazepam) são das que têm maior potencial ansiolítico e, consequentemente, de tolerância e maior risco de dependência.
Estudos recentes comprovam que a toma regular destes fármacos estão também ligados a défices cognitivos e a alguns síndromes demenciais.
A depressão é a doença que mais tem crescido nos países desenvolvidos e é hoje a causa de maior incapacidade para o trabalho. Tendo como consequência direta o aumento a um ritmo alarmante e significativo o consumo de antidepressivos conforme evidencia o gráfico da Direção-Geral da Saúde.
.
O caminho: Sensibilizar a população e reduzir o estigma
O estigma da doença mental, aliado ao pouco conhecimento, preconceito e imagem negativa dos doentes representa um dos maiores obstáculos para as pessoas com doença mental e famílias, causando entraves no pedido de ajuda e intervenção das equipas médias e na prestação de serviços de aconselhamento.
A sensibilização e informação da população para a questão da saúde mental é fundamental para o sucesso dos programas de promoção da saúde e prevenção das perturbações mentais.
Hoje no dia Mundial da Saúde Mental lembramos o lema é que necessário por em prática: “Dignidade na Saúde Mental: Primeiros Cuidados Psicológicos e de Saúde Mental para Todos”.

Documentos para Download, consulte:
pdfRelatório Portugal – Saúde Mental em Números 2015
pdfPlano Nacional de Saúde Mental (2007 -2016)
Susana Pereira
Fundadora da ACEGIS

 

About Author

About ACEGIS

ACEGIS - Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

Comments are closed.

  • Jogo Educativo – Cidadania 4Kids!

  • UMA FORMA DIVERTIDA DE APRENDER CIDADANIA!

    São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e muito mais!

    100% Português. 100% Solidário.

    Ao COMPRAR está a APOIAR a Associação ACEGIS!

  • ECONOMIA SOCIAL EM DESTAQUE | ATUALIDADEInformação e atualidade no âmbito da Economia Social e Solidária

    Candidaturas Programa Cidadãos Ativ@s

    17 Julho, 2018
    Candidaturas para ONG | Programa Cidadãos Ativ@s O Programa Cidadãos Ativ@s (2018-2024) foi criado na sequência do concurso para a gestão em Portugal do Active Citizens Fund, um fundo destinado a Organizações Não Governamentais (ONG), no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu. Estão abertas as candidaturas para Organizações Não Governamentais que desenvolvam proje

    Abertura Candidaturas para Financiamento de Projetos no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental

    11 Julho, 2018
    Abertura de Candidaturas para Financiamento de Projetos no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental A Direção-Geral da Saúde abriu 6 concursos para financiamento de projetos no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental para entidades coletivas privadas sem fins lucrativos. Candidaturas até 25 de julho de 2018. A Direção-Geral da Saúde (www.dgs.pt) […]
65 visitantes ligados agora
1 visitantes, 64 bots, 0 membros